estudo de caso psiquiatria esquizofrenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Saúde de Portalegre

Enfermagem
12ªB
Ensino Clinico de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
João Claudino e Raul Cordeiro



Estudo de Caso













Telma Susana Vieira Gonçalves, nº 14250




Janeiro
2013
Instituto Politécnico de Portalegre
Escola Superior de Saúde de Portalegre

Enfermagem
12ªBEnsino Clinico de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
João Claudino e Raul Cordeiro



ESTUDO DE CASO

















Telma Susana Vieira Gonçalves, nº 14250




Janeiro
2013





















“A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal”
Raul Seixas






ÍndiceIntrodução

No âmbito da unidade curricular Ensino Clínico de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi proposta a elaboração de um estudo de caso de um doente que tenha acompanhado ao longo deste estágio. Será assim feita uma abordagem relativa à vida deste doente e à sua situação actual, um esclarecimento acerca da sua patologia, uma análise e avaliação da sua estrutura familiar, uma analisesegundo o modelo conceptual de Betty Neuman, e por fim a elaboração e avaliação de um plano de cuidados.
O João, nome fictício, de forma a assegurar o direito deste à confidencialidade e anonimato, é o doente sobre o qual irei realizar o estudo de caso, este tem uma historia e evolução patológica bastante interessante e enriquecedora, motivo pelo qual o enfermeiro Carlos sugeriu esta escolha.
Arealização deste estudo de caso, permitirá perceber melhor o mundo das doenças mental e em particular da esquizofrenia, patologia clinica do João, não só como fenómeno patológico mas também o seu impacto nos vários contextos, fisiológicas, psicológicas, sócio-culturais, desenvolvimentistas e espirituais. Este estudo, permitirá um desenvolvimento de competências a nível do planeamento e avaliaçãode cuidados de enfermagem específicos da área da psiquiátrica mas que darão um importante contributo para os próximos ensinos clínicos e também para a futura prática profissional.
Para a realização deste trabalho, contei com a colaboração da enfermeira Ana Isabel e do enfermeiro Carlos Balau do serviço de Psiquiatria do Hospital Garcia da Orta, que me deram acesso ao processo médico e deenfermagem do João e permitiram o estabelecimento da relação terapêutica com este.
Foi através das várias entrevistas de ajuda realizadas com o doente que foi possível conhece-lo, perceber os meus medos, angustias, o impacto da doença na sua vida e a dinâmica da patologia em si. Foi assim, através das diferentes fontes de informação, que cruzei as diferentes perspectivas e pontos de vista, permitido umresultado amplo e fidedigno. Foi também desta forma, possível a interação como o João e o estabelecimento de uma relação terapêutica com vista a ajuda-lo a viver o melhor possível com esta doença e enfrentar os seus medos.



História de João

O Sr. João tem 33 anos, vive com os pais num apartamento em Amora uma freguesia pertencente ao Seixal, distrito de Setúbal. O João é muitosimpático, sociável e colaborante. Deixou de estudar após o 3º ciclo e escolaridade, para ir trabalhar por opção própria. Aos 23 anos reformou-se devido à sua situação clínica, ficando a viver com os pais. Após o abandono da escola, teve várias actividades profissionais entre elas na fabrica da Coca cola, Auto-europa, no comercio local e na área da electricidade e da canalização. No passado foi consumidorde haxixe, actualmente tem apenas hábitos tabágicos, tendo deixado o consumo de estupefacientes à dez anos atrás.
O João teve o seu primeiro internamento a 24 de Dezembro de 2000, depois de se ter atirado da janela do terceiro andar devido a alucinações auditivas e delírios persecutórios, que o induziram a tal. Após este internamento seguiram-se vários até a data, devidos principalmente a...
tracking img