Estudo de caso: nextel e ctbc comemoram aprovação do pgmc

366 palavras 2 páginas
Sistemas para Internet
Gestão Empresarial - Priscila Santos
Aluno: Vinicius Lima de Moraes Matrícula: 1210709004
Nextel e CTBC comemoram aprovação do PGMC
a) O setor de telecomunicações móveis no Brasil em relação aos playeers/concorrentes na indústria pode ser considerado de intensa atividade. O setor apresenta empresas que investem pesado em tecnologia e inovação e estão sempre praticando preços agressivos em campanhas promocionais constantes. É um setor que possui poucos entrantes potenciais, devido ao alto custo dos investimentos iniciais. Substitutos podem ser considerados principalmente quando se aborda tecnologias voltadas para internet/web, que estão sendo integradas com dispositivos portáteis, facilitando a comunicação entre as pessoas. Os fornecedores mantém-se num patamar de equilíbrio em termos de quantidade, porém, na maioria dos casos, permanecem atrelados a uma determinada marca ou empresa, na forma de fornecimento exclusivo, gerando assim uma barreira a novos entrantes ou estratégias advindas da concorrência. Os compradores exercem uma considerável força sobre este cenário, devido a multiplicidade de opções existentes, desde preço diversificado a benefícios oferecidos.
b) O modelo torna-se atrativo em partes, pois será necessário um forte acompanhamento da agência reguladora, no sentido de equilibrar os valores de aluguel das redes concorrentes. O fato de se exigir o compartilhamento da rede, não elimina uma barreira à concorrência. Os altos investimentos em infraestrutura continuam sendo um fator impeditivo para a abertura de mercado em determinadas regiões no Brasil.
c) A concorrência será, de certa forma, mais acirrada, uma vez que o custo para se alugar uma rede concorrente é, de longe, muito mais em conta do que o da construção dessa estrutura. No entanto, as empresas deverão colocar suas avaliações na ponta do lápis, e verificar o que compensa em termos de região a ser alcançada. Como já dito, trata-se de um setor no qual as opções são

Relacionados