Estudo de caso lavanderias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 5
2. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS 6
3. MEDIDAS PARA ELIMINAR OS RISCOS 8
4. NORMAS REGULAMENTADORAS UTILIZADAS 9
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
1. INTRODUÇÃO
Buscar medidas para garantir a proteção do colaborar dentro do ambiente de trabalho tem ganhado cada vez mais importânciadentro do mundo corporativo. Os empregadores estão cada vez mais cientes de que um acidente de trabalho, além de prejudicar o funcionário, pode também afetar de forma negativa a organização em vários aspectos.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante ao empregado a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por parte da empresa, através das Normas Regulamentadoras de Medicinae Segurança do Trabalho (NRs), visando segurança durante o período da prestação de serviços.
Sendo assim, este trabalho tem como objetivo diagnosticar possíveis riscos dentro de uma lavanderia e a partir daí propor medidas para que os mesmos possam ser sanados.
2. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS
Foram identificados vários riscos dentro do ambiente de trabalho de uma lavanderia,sendo eles físicos, químicos, biológicos e de acidentes.

Riscos Físicos
Ruído e Vibração: Provenientes das lavadoras, secadoras, calandras e do sistema de ventilação. Tais riscos são prejudiciais à saúde auditiva e prejudicam na comunicação, favorecendo a ocorrência de acidentes.
Calor: Proveniente das prensas, de roupas quentes e dos equipamentos que utilizam vapor.Umidade: Ocorre por conta dos pisos molhados, que além de causar escorregões, contribuem para o surgimento de reações alérgicas.
Além dos problemas citados acima, os riscos físicos também podem causar taquicardia, doenças do aparelho respiratório, choque térmico, perda de sais, câimbra, hipertensão arterial, entre outras.


Riscos Químicos
Substâncias, compostos ouprodutos químicos sob a forma líquida, gasosa ou de partículas, e poeiras minerais e vegetais comuns nos processos de trabalho, são considerados agentes químicos.
Na lavanderia os riscos provêm dos produtos utilizados para a higienização das roupas, como desinfetantes, detergentes, acidulantes, alvejantes, amaciantes, produtos utilizados na manutenção das máquinas, entre outros.
Ocontato direto com essas substâncias pode causar irritação forte na membrana mucosa do nariz, boca, olhos, lesões hepáticas, lesões cutâneas, dentre outras.


Riscos Biológicos
Resultam da exposição a microrganismos, geneticamente modificados ou não, ás culturas de células, aos parasitas, ás toxinas e aos prions.
Os trabalhadores em lavanderias ficam expostos ao manipular deforma incorreta a roupa suja e por não usarem adequadamente os equipamentos de proteção individual.


Riscos de Acidentes
Relacionam-se a proteção das máquinas, arranjo físico, ordem e limpeza do ambiente de trabalho, sinalização, rotulagem de produtos, entre outros. Dos identificados, destacam-se:


▪ Equipamentos sem a devida proteção nas partes móveis (pontos deoperação ou de transmissão de força);
▪ Arranjo inadequado do ambiente: Equipamentos muito próximos uns dos outros e passagens obstruídas;
▪ Fios desencapados e motores sem aterramento;
▪ Armazenamento inadequado de materiais;
▪ Iluminação inadequada;
▪ Sistema de alarme de incêndio inexistente.
3. MEDIDAS PARA ELIMINAR OS RISCOSComo medidas que venham a eliminar os riscos identificados sugere-se:


▪ Exigência do uso correto do protetor auricular: a empresa disponibiliza, mas os colaboradores não fazem o uso correto do mesmo para amenizar os males provocados pelos ruídos;
▪ Melhorar a circulação de ar natural: estudar meios de amenizar a umidade e o calor em virtude da existência de poucas...
tracking img