Lavanderia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE SALVADOR-UNIFACS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





JOÃO PEREIRA
MARINA ARANDAS




ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DA ATIVIDADE DE LAVANDERIA


























Salvador
2009












JOÃO PEREIRA
MARINA ARANDAS







ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DA ATIVIDADE DE LAVANDERIAMonografia apresentada ao Curso de graduação em Administração de Empresas da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito obrigatório de aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.


Orientador: Prof. Moisés Oliveira







Salvador
2009
LISTA DE FIGURAS


Figura 1: Simbologia de LavagemFigura 2: Diagrama do Setor
Figura 3: Distribuição dos Estabelecimentos Hoteleiros em Salvador
Figura 4: Faturamento do Setor de Lavanderias no Brasil
Figura 5: Estrutura do modelo ECIB
Figura 6: Estrutura do modelo das cinco forças de Michael Porter
Figuras 7: Estrutura do modelo Diamante Nacional



































SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO2. OBJETO
2.1 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO
2.2 OUTROS
3. ESTRUTURA DO SETOR
3.1 CADEIA PRODUTIVA
3.2 MATERIAS-PRIMAS E EQUIPAMENTOS
3.3 CLIENTES
3.4 CONCORRÊNCIA
3.5 ORGÃOS FISCALIZADORES
3.6 LEGISLAÇÃO
4. PANORAMA
4.1 MERCADO
4.2 TENDENCIAS
5. REFERENCIAL TEÓRICO
5.1 ESTUDOS DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA (ECIB)
5.2 AS CINCO FORÇAS DE PORTER
5.3 DIAMANTE NACIONAL
6. ESTUDODE CASO
7. CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
APÊNDICE













1. INTRODUÇÃO


Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica, social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de umdos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global. A maior presença da mulher no mercado de trabalho, a preocupação crescente com a qualidade de vida e o tempo cada vez mais curto para o lazer, têm aumentado a demanda por serviços. (www.unifenas.br)
O trabalho de conclusão de curso analisa o estudo de mercado e a viabilidade ou nãoda implantação de uma lavanderia na cidade de Salvador. Escolhemos este segmento de mercado, pois pretendemos criar na cidade de Salvador, uma rede de lavanderias especializadas em hotelaria, que possa oferecer serviços com qualidade e confiabilidade aos clientes. Com o crescimento do turismo na cidade, consequentemente, houve aumento na demanda dos serviços de lavanderias para os hotéis. Nossaempresa pretende prestar serviços a hotéis, motéis, pousadas, albergues e seus respectivos hóspedes.
Para estruturação da fundamentação teórica, foram utilizados como referência os três modelos de análise de competitividade, os modelos do “diamante” (Porter, 1989) e das cinco forças de Porter (1986) e o estudo de competitividade da indústria brasileira (ECIB) de Coutinho e Ferraz (2002). Apartir das pesquisas feitas nas empresas do ramo, chegamos à conclusão de que o modelo mais adequado para estudo seria o modelo das 5 forças, proposto por Michael Porter (1986).
A forma na qual foi elaborada as pesquisas de campo, para coleta de dados nas empresas se deu a partir de questionários aplicados presencialmente nas empresas citadas, respondidos por donos e funcionários dosestabelecimentos, onde abordamos temas referentes à estrutura do setor, clientes, produtos, fornecedores, marketing. Foram feitas pesquisas em sites renomados e livros de autores diversos.
Este trabalho proporciona avaliar requisitos importantes para conhecimento e implantação do negócio, como serviços oferecidos, equipamentos e produtos necessários, principais fornecedores e clientes, produção...
tracking img