Estudo de caso: ikea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO – DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
DISCIPLINA DE MICROECONOMIA III
PROF: LUÍS CARLOS DE CARVALHO JUNIOR

Estratégias de Diferenciaçãoe Baixo custo: caso IKEA

A IKEA foi fundada em 1943, na Suécia, por Ingcar Kamprad, então com 17 anos. Originalmente, a empresa vendia canetas, carteiras, molduras para fotos, mesas,relógios, jóias e outros objetos que o jovem fundador acreditasse que poderia vender a um preço baixo.

Os itens de mobiliário passaram a ser vendidos em 1947 e, em 1955, a IKEA começou a desenharseus próprios móveis. No início, Kampard vendia os produtos em sua própria casa e enviava as encomendas pelo correio, foi assim até a abertura da primeira loja. Este foi um passo muito importante nodesenvolvimento do conceito IKEA. Expondo os móveis, a empresa podia apresentar seus produtos nas três dimensões: funcionalidade, qualidade e preço acessível. A reação das pessoas foi conforme o esperado,escolheram produtos da empresa que oferecia a melhor relação qualidade/preço.

Atualmente a companhia conta com aproximadamente 250 lojas em 34 países e tem em torno de 120.000 empregados. Éreconhecida por ser uma bem-sucedida rede de lojas, que mantém o mesmo conceito de varejo desde sua fundação: oferecer diversos tipos de móveis de bom projeto e função, com preços baixos, acessíveis agrande maioria da população.

Possui uma posição estratégica bastante clara. Dirige seus serviços a um público de consumidores jovens que procuram móveis de qualidade, com um bom design e quetenha um preço baixo.

A oferta de seus produtos é visivelmente diferente de seus concorrentes. Normalmente, as lojas de móveis tradicionais possuem grandes ambientes, com produtosdistribuídos por categorias, há um vendedor que acompanha o cliente e o auxilia na sua busca por determinado produto. Quando o cliente toma sua decisão, o pedido é encaminhado a uma terceira pessoa, o...
tracking img