Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita no 1º e 2º ciclo do ensino fundamental series n

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POSEAD

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM PSICOPEDAGOGIA

MARIA APARECIDA LEMOS DE OLIVEIRA

PROJETO DE PESQUISA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DA ESCOLA FUNDAMENTAL

(VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA)

Brasília

2010

MARIA APARECIDA LEMOS DE OLIVEIRAPROJETO DE PESQUISA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DA ESCOLA FUNDAMENTAL

(VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA)

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina Metodologia do Estudo Científico – Programa de Pós – graduação em Psicopedagogia da Posead, sob a orientação da Professora Sandra Brant.Brasília
2010

Sumário

TEMA...............................................................................................
APRESENTAÇÃO.....................................................................................
JUSTIFICASTIVA............................................................................
OBJETIVOGERAL.........................................................................
OBJETIVO ESPECÍFICO................................................................
REVISÃO DA LITERATURA..........................................................
METODOLOGIA..............................................................................

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................

PROJETO DE PESQUISA DASDIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DA ESCOLA FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO

Pretende-se com este projeto de leitura e escrita dar continuidade ao trabalho disciplinar realizado em sala de aula com os alunos das series iniciais. .Por ter a oportunidade de estar em sala de aula se torna mais fácil perceber as dificuldades das crianças quanto à questão daleitura e escrita.

Em se tratando de escola ciclada sabe-se que o processo de ensino tem que ser continuo, e senti a necessidade em estar desenvolvendo um trabalho voltado para a área da escrita e da leitura. Haja vista que a maioria das crianças como pude constatar apresentam dificuldades tanto na leitura quanto na escrita.

Este tema possibilitará aos alunos entender o processoda leitura e da escrita como fonte de informação, de prazer e principalmente de conhecimento.

Através deste projeto espera-se que os alunos transformem a linguagem em um instrumento de aprendizagem, que lhe dê acesso e meios para usar as informações construídas em qualquer situação de sua vida.

Através desta intervenção didática possibilitarei atividades práticas para os alunospara que os mesmos tenham condições de criar a sua autonomia a cerca da leitura.

Por ter a oportunidade em trabalhar com uma turma que se encontra no início de sua escolarização, o trabalho com o texto se fará marcadamente, sobre comentários orais e atividades lúdicas. Como enfatiza Raquel Villardi.

“O desenvolvimento do gosto pela leitura é capaz de trazerfrutos para o desempenho do aluno em todas as outras áreas de conhecimento, mas, para que isso aconteça, é necessário que se trabalhe o texto enquanto linguagem geradora de sentido, de experiências novas e de prazer”. (Raquel Villardi, 1999, p.29)

E por acreditar na afirmação da autora não trabalharei com textos isoladamente, o meu plano interventivo será norteado não só na disciplina deLíngua Portuguesa, mas também em todas as outras áreas do conhecimento de forma lúdica. Pra que a criança perceba a importância da leitura de uma maneira mais descontraída.

JUSTIFICATIVA

Aprender a ler e a escrever corretamente não é uma tarefa fácil e nem espontâneo, todo esse aprendizado, exigem formação e informação de qualidade, desejo, disciplina, esforço, persistência, método...
tracking img