Estudo de caso fox

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO – FOX: pesquisa como instrumento de inovação.





Questões para discussão:



Observe a trajetória da Volkswagen no Brasil e analise o cenário atual. Levante as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e as ameaças do setor. Proponha estratégias gerais para a empresa e justifique.
A Volkswagen chegou ao Brasil pela GEIA – Grupo Executivo da IndústriaAutomobilística- que tinha objetivo de atrair capital estrangeiro e desenvolver a indústria brasileira. A VW iniciou suas atividades produzindo dois carros, a Kombi e o Fusca, que até hoje são vistos nas ruas e viraram um “hob” para as pessoas que são apaixonadas por carros antigos. A empresa assumiu uma posição de liderança atingindo 59% da produção nacional e para manter-se nesta posição lançou novosmodelos de carros. Porém, com a entrada do novo governo, que permitiu a importação, ocorreram inúmeras situação inusitadas que influenciaram negativamente nas empresas automobilísticas. Neste momento, para manter-se no mercado, era necessário inovar e atender as expectativas dos clientes, que agora eram ter um carro que expressasse sua maneira de viver, seu jeito e seu estilo. Para atender aosanseios de seus clientes, a VW realizou pesquisas com as pessoas que pretendiam comprar um carro nos próximos anos e, assim, detectaram os pontos que eles mais levavam em conta para efetuar a compra, e foi pensando nisso que o Fox, o CrossFox e SpaceFox foram lançados.

A indústria automobilística está passando por um momento de dificuldades, devido à valorização do real comparado com o dólar etambém pela produção em outros países que possuem uma mão de obra mais barata, fazendo com que o preço dos automóveis também siga esta tendência. Os altos impostos que incidem sobre o valor do automóvel é outro fator que influencia na compra, pois muitas matérias mostram que o mesmo carro que é vendido aqui por um valor, é vendido no México, na Argentina e em outros países próximos ao Brasil por umpreço bem menor.



Estratégias:



Diminuir custos: Procurando ter um custo inferior, a Volkswagen deveria instalar-se na China, onde a mãe de obra é muita mais barata, e exportar seus carros, porém mantendo a linha de designer arrojado, com conforto e qualidade.

Marketing intensivo: Elaborar propagandas que façam o possível cliente ir à loja para conhecer os lançamentos. Pode-se fazer osorteio de um carro com a já conhecida “chave premiada”, o sorteio de uma viagem para quem comprar um carro, ou uma promoção nova, como um mês de combustível gratuito, carros com preço abaixo do concorrente.

Tempo de mercado: Para mostrar a qualidade dos automóveis e a credibilidade da marca, a VK deveria fazer uma propaganda mostrando a evolução do Gol, por exemplo. Desde o seu lançamento atéhoje, mostrando todas as suas transformações e enfatizando as mudanças que cada versão sofreu pelas novas necessidades dos clientes.









Análise SWOT:



Forças
Fraquezas

Reconhecimento pela qualidade.
Grande espaço interno (veículo)
Conforto
Melhor visão nos carros com modelos mais altos
Variedade de opcionais
Conhecimento do perfil do consumidor atravésdas pesquisas
Acompanhamento pós venda
O modelo CrossFox possui um estepe atrás que atrapalha a visão do motorista.
Lançamento de um carro demora em média 3 anos

Oportunidades
Ameaças

Melhor negociação junto às instituições financeiras para efetuar o pagamento do veículo.
Aumento na venda de automóveis
Desenvolvimento de novos modelos.
Crise econômica
Taxas elevadasConcorrência com automóveis Chineses com preços mais baixos, por seus custos também serem menores.






Alavanca: O reconhecimento pela qualidade dos automóveis, com bom espaço interno e conforto, faz com que as pessoas que pretendem comprar um carro nos próximos anos optem por um modelo da Volkswagen.

Problema: A concorrência com os carros chineses e também de outros países, que...
tracking img