Estudo de caso fossa septica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Tratamento de esgoto através da implantação de fossa biodigestora em áreas rurais no município de Cajati.

Resumo:
A destinação de efluentes domésticos sem tratamento é um dos grandes problemas de poluição e contaminação dos cursos d’água da nossa região em vista disto, a proposta de estudo foi focada na questão de alternativas de tratamento de esgotos numa propriedadelocalizada na área rural do município de Cajati. Em áreas urbanizadas o tratamento é realizado pela companhia de saneamento do estado de São Paulo (Sabesp), entretanto, na grande maioria das propriedades rurais o esgoto é destinado in natura aos corpos d’água e ou destinado de forma rudimentar através de fossas simples. O sistema de tratamento de esgoto que foi desenvolvido pela EMBRAPA conhecidocomo fossa biodigestora é uma das alternativas viáveis que proporciona em seu processo a destinação de resíduos com mínimo de contaminantes para o solo e cursos d’água permitindo ainda que o efluente possa ser utilizado como adubo orgânico para o produtor.
1. Introdução:
O tratamento de esgoto em áreas urbanas ainda não é suficiente para atender adequadamente a demanda desta população, noentanto, apresenta-se num patamar superior quando comparado com a situação da população na área rural.
Segundo dados do IBGE (2002), na área rural do Brasil há cerca de 32 milhões de habitantes, que em sua maior parte carecem de sistemas de saneamento básico.
Aproximadamente 16 % dessa população possuem rede coletora de esgotos e/ ou fazem uso de fossas sépticas. Contudo, a grande maioria (41%)utiliza-se de fossas rudimentares, mais conhecidas como “fossas negras”, como solução final para o esgoto doméstico gerado (IBGE, 2004).
O município de Cajati abrange uma área 454,93 km2 abrigando vasta extensões de remanescente da Mata Atlântica estando inserido em seus limites o Mosaico de Unidade de Conservação do Jacupiranga. O município assim como os demais da região possui inigualável ariqueza de recursos naturais e hídricos, entretanto apresenta os piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado. Apesar destes atributos ambientais, a contaminação destas fontes compromete a qualidade de água que é muitas vezes é foco de doenças que atinge principalmente a população rural e para que a situação possa ser revertida é necessário investimentos na área de saneamento rural.Alguns produtores rurais do município através de projetos financiados por Ongs estão conseguindo fazer o tratamento do esgoto domestico através do sistema de fossa biodigestora desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária) em 2001, quando foi instalada a primeira fossa séptica biodigestora do país, em uma fazenda em Jaboticabal.
Assim, para o estudo de caso teve comoprotagonista o Sr. Jose Carlos Ramos, produtor rural do município de Cajati que, implantou o sistema de fossa biodigestora em meados de 2006. O estudo deste tem como objetivo a caracterização e também constatar junto ao produtor a eficiência do sistema de tratamento e a viabilidade de aproveitamento do resíduo para fertilizar o solo, assim como das principais dificuldade encontradas para queo produtor possa ter acesso a esta alternativa de tratamento de esgoto domestico.

2.  Fundamentação Teórica

2.1 - O Sistema Biodigestor

O processo de biodigestão de resíduos orgânicos é bastante antigo, sendo que a primeira unidade foi instalada em Bombaim, na Índia em 1819; na Austrália uma companhia produz e industrializa o metano a partir de esgoto desde 1911. A Chinapossui 4,5 milhões de
biodigestores que produzem gás e adubo orgânico, sendo que a principal função é o saneamento no meio rural (Biodigestor, 2002).
No Brasil, a ênfase para os biodigestores foi dada para a produção de gás, com o objetivo de converter a energia do biogás em energia elétrica através de geradores. Isso permitiu melhorar as condições rurais, como por exemplo o uso de ordenhadeiras...
tracking img