Laila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fillipe de Felice Oliveira Magro
Oscar *********************



INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

Trabalho desenvolvido em atendimento à disciplina de Introdução a Engenharia do Curso de Engenharia Ambiental/Civil do Centro Universitário de Caratinga - MG, como exigência de obtenção parcial dos créditos distribuídos pelo professor MSc. Pedro Genuino de Santana Júnior.

CARATINGA – MG
2012SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------3
1 – Como funciona uma fossa séptica biodigestora?
2 – Imagens de fossas sépticas biodigestoras
3 – Nossa proposta de Fossa Séptica Biodigestora
4 – Quais são os problemas que a fossa séptica traz?
5 – Diferença entre fossa séptica e fossa negra?
CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------------




INTRODUÇÃO

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e o Abastecimento, a agricultura de base familiar reúne 14 milhões de pessoas, mais de 60% do total de agricultores, e detém 75% dos estabelecimentosagrícolas no Brasil. É comum nessas propriedades o uso de fossas rudimentares (fossa "negra", poço, buraco, etc.), que contaminam águas subterrâneas e, obviamente os poços de água, os conhecidos poços ”caipiras”. Assim, há a possibilidade de contaminação dessa população, por doenças veiculadas pela urina, fezes e água, como hepatite, cólera, salmonelose e outras.

O processo de biodigestão de resíduosorgânicos é bastante antigo, sendo que a primeira unidade foi instalada em Bombaim, na Índia em 1819; na Austrália uma companhia produz e industrializa o metano a partir de esgoto desde 1911. A China possui 4,5 milhões de biodigestores que produzem gás e adubo orgânico, sendo que a principal função é o saneamento no meio rural. No Brasil, a ênfase para os biodigestores foi dada para a produção degás, com o objetivo de converter a energia do biogás em energia elétrica através de geradores. Isso permitiu melhorar as condições rurais, como por exemplo o uso de ordenhadeiras na produção de leite, e outros benefícios que podem ser introduzidos. Esse processo realiza-se através da decomposição anaeróbica da matéria orgânica digerível por bactérias que a transforma em biogás e efluenteestabilizado e sem odores, podendo ser utilizado para fins agrícolas. As fases do processo constam de: fase de hidrólise enzimática, ácida e metanogênica (Olsen & Larsen, 1987), as quais eliminam todo e qualquer elemento
patogênico existente nas fezes, devido principalmente, à variação de temperatura. Com isso, o processo de biodigestão de resíduos orgânicos é uma possibilidade real a ser consideradapara a melhoria do saneamento no meio rural.

Em suma, o biodigestor tem dois objetivos:
1) Substituir, a um custo barato para o produtor rural, o esgoto a céu aberto e as
fossas sépticas
2) utilizar o efluente como um adubo orgânico, minimizando gastos com adubação química, ou seja, melhorar o saneamento rural e desenvolver a agricultura orgânica.

1-Como Funciona Uma Fossa SépticaBiodigestora?
*



2-Imagens de Fossas Sépticas Biodigestoras

3-Nossa proposta de Fossa Séptica Biodigestora
*
Baseada em modelo pré-existentes buscamos uma solução barata e efetivamente funcional, e que poderia ser disseminada na Microregião de Caratinga:

A 1ª Caixa tem uma mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco.
Na 2ª Caixa, a mistura já demonstra ummaior nível de purificação.
Na 3ª Caixa a água desta caixa pode ser usada para fertirrigação, ou liberada para o subsolo, sem risco para o lençol freático.
Manutenção: Uma vez por mês, acrescentar à mistura esterco e água.

Veja o passo-à-passo de sua construção:

O modelo prevê a conexão de três caixas-d'água entre si, devidamente enterradas para preservar isolamento térmico:

1. Para...
tracking img