Estudo de caso casas bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Metodista de Piracicaba
Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
Engenharia de Produção





Processo de Torneamento




Nome: Eduardo H. P. Furlan RA.: 0532986
Nome: Lucas Lima RA.: 0536474
Nome: Thiago Dal Bello RA.: 0239343
Nome: Rogério Carvalho RA.: 9879248
Nome: Guilherme Soares RA.: 0534958









Santa Bárbara D’Oeste

Abril/2010Sumário


1. Objetivo 2
2. Equipamento 2
1. Descrição da Máquina 2
1. Movimentos Fundamentais 3
2. Fixação da Peça 3
3. Processo de Centragem da Peça 5
2. Partes de um Torno Universal 6
3. Resposta as Questões 8
3. Descrição da Pratica 10
4. Apresentação dos Resultados 13
5. Analise dos Resultados 13
6. Conclusão 147. Bibliografia 14


















1. Objetivo

O objetivo deste relatório é familiarizar os integrantes do grupo com o funcionamento de um torno, com o processo de torneamento e com as ferramentas utilizadas no processo de torneamento, através do manuseio de um torno universal.

2. Equipamento

A máquina utilizada para a pratica em laboratório foi um TornoUniversal. O Torno Universal, (Demonstrado na Fig. 1.1) é uma máquina ferramenta muito versátil que pode ser utilizado na confecção ou acabamento de peças no formato cilíndrico. É considerado o torno mais simples que existe, assim entendendo o seu funcionamento é possível entender o funcionamento de qualquer torno que exista.
[pic]
Figura 2.1:Demonstra um torno universal.
Com o auxilio do Torno Universal pode-se usinar eixos, polias, pinos, qualquer tipo que se possa imaginar de roscas, peças cilíndricas internas e externas, peças côncavas e convexas, cones, rodas e as mais varias e diversificadas espécies de formatos e perfis.
O Torno Universal pode substituir em muitas vezes outros tipos de maquinas ferramentas tais como,Fresadora, Plaina, Retifica ou Furadeira, para isso é preciso apenas o acoplamento de um acessório certo para tal operação.
O Torno Universal é ainda considerado a máquina ferramenta mais antiga e mais importante ainda em uso.


1. Movimentos Fundamentais

MOVIMENTO DE CORTE: É definido com sendo o movimento principal do Processo de Torneamento, é o movimento que permite cortar materialna peça. O movimento é rotativo e realizado pela peça. Esse movimento e realizado pela placa que por sua vez é impulsionada pelo motor.
MOVIMENTO DE AVANÇO: É o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça. Geralmente o Movimento de Avanço e executado pelo Carro principal e o Carro Superior.
MOVIMENTO DE PENETRAÇÃO: É o movimento que determina a profundidade de corte aoempurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passo e a espessura do cavaco. Geralmente o Movimento de Penetração é realizado pelo Carro Transversal.


2. Fixação da Peça


Para se conseguir um bom torneamento é imprescindível que tanto a peça quanto a ferramenta estejam bem fixadas. Se a peça a ser torneada for de pequena dimensão, cilíndricoou hexagonal regular, geralmente é utilizado um acessório chamado de placa universal de três castanhas.
A fixação da peça é feita através de três castanhas que são apertadas simultaneamente com o auxilio de uma chave. As castanhas apresentam superfícies raiadas para melhorar sua capacidade fixação. De acordo com a peça a ser torneada as castanhas podem ser utilizadas de diferentes formas.[pic]
Figura 2.2: Demonstra uma placa universal de 3 castanhas.




Quando a peça a ser torneada for um cilindro maciço, por exemplo um eixo, utiliza-se da parte raiada interna para a fixação da peça.


[pic]
Figura 2.3: Demonstra um eixo fixado na placa
Quando as peças possuem o formato de anel utiliza-se as superfícies raiadas externas da placa....
tracking img