Estudo de caso aterro metropolitano centro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Aterro Sanitário Metropolitano de Salvador encontra-se na Estrada CIA-Aeroporto, Km 6,5, s/n, foi criado no ano de 2000, atende a capital baiana e dois dos seus municípios, Lauro de Freitas e Camaçari. Possui uma equipe de 134 colaboradores sendo que 112 do AMC e 25 – Transbordo, e a Prefeitura Municipal com o poder concedente.
Ele é tido como modelo mundialmente reconhecido,esse mérito foi adquirido através do compromisso de crescer com o foco no tripé da sustentabilidade atingindo suas metas, objetivos e lucros, mas não a qualquer preço, pensando sempre no compromisso sócio-ambiental, tendo como missão fornecer soluções para vida. Com toda estrutura de um aterro sanitário modelo, ele foi o primeiro do mundo a conseguir crédito de carbono. Este benefício vai além detransformar metano em dióxido de carbono, trás benefícios a sociedade e ao meio ambiente, através de projetos como o de reflorestamento de espécies de mata atlântica produzidos no próprio aterro e resgate da flora. O aterro, também realiza atividades de responsabilidades sociais, como teatro de fantoches, alfabetização para adultos, inclusão digital. Tudo isso pode ser comprovado em palestras e emvisitas monitoradas no local. Mas esse aterro possui vida útil até 2020 que poderá também estender-se a 2023, a grande preocupação é com a quantidade de lixo gerada pela população de Salvador que chega a 2.036 ton/dia e com isso será necessário construir outro aterro que causará mais desmatamento em uma grande reserva de mata atlântica e a melhor solução seria a conscientização socio-ambiental dapopulação para a redução, reutilização e reciclagem do nosso lixo.

















ESTRUTURA GEOLÓGICA REGIÃO DO ATERRO METROPOLITANO CENTRO

Geologicamente, o local apresenta rochas do embasamento cristalino Pré-Cambriano,
sedimentos Jurássico-Cretáceos da Bacia Sedimentar do Recôncavo, coberturas
detríticas terciárias assentes discordantemente sobre rochasmais antigas e sedimentos
quaternários marinhos e aluviais. Na área do AMC predominam rochas do
embasamento cristalino, representadas por granulitos. Os vales possuem sedimentos
aluvionares recentes, provenientes da erosão das unidades geológicas que afloram em
cotas topográficas mais elevadas, que neste caso correspondem aos sedimentos arenoargilosos da Formação Barreiras (FB) e/ou manto dealteração do embasamento
cristalino (Figura 1) (CAVALCANTI e outros, 2001).

Figura 1-Geologia da área do AMC (CAVALCANTI e outros, 2001)

ESTRUTURA DE DISPOSIÇÃO DO LIXO

O lixo gerado pelos municípios de Lauro de Freitas, Simões filho e regiões próximas são encaminhados diretamente para o AMC já os resíduos gerados por Salvador são encaminhados para a estação de transbordo a qual selocaliza próximo ao aterro controlado de canabrava. O motivo do lixo coletado de salvador ir para a mesma, é uma questão de logística, pois a distância entre o centro da cidade e o AMC é muito grande e por isso, é utilizado caminhões com capacidade de transportar uma carga maior para encaminhar o material da estação até o aterro. Lá os caminhões passam por uma balança para a pesagem de todo o resíduo eseguem para as células de disposição do lixo.

SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO E DRENAGEM

Para dispor o lixo no aterro sem que o mesmo contamine o solo e o lençol freático, é utilizado um sistema de impermeabilização o qual conta com uma primeira camada de 1 m de argila - permeabilidade 10-7 cm/seg, Manta de PEAD 2 m e, Geotextil não tecido. Sobre a impermeabilização executou-se a drenagem debase utilizando 30 cm de areia, Propex e 40 cm de pedra para fazer a drenagem. Em seguida é utilizado drenos para captação de líquidos lixiviados e biogás. O chorume gerado é conduzido até as bacias de acumulação e destas é coletado por carros-pipa e enviados para tratamento na CETREL S.A.– Empresa de Proteção Ambiental em Camaçari-BA. Os drenos dispostos na posição vertical fazem a captação de...
tracking img