Metodologia da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA

Disciplina: Metodologia e Pesquisa Científica
Professor:
Aluno:

Estudo de caso sobre o aterro sanitário de Santa Tecla – Gravataí/RS
Fábio de Bittencourt Ferreira
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (FACENSA)
Av. José Loureiro da Silva, 1991 – 94010-000 - Centro – Gravataí – RS – Brasil
Departamento de Sistemas e ComputaçãoCurso de Administração – Disciplina de metodologia e Pesquisa Científica

RESUMO
O presente trabalho apresenta a experiência positiva do convênio metropolitano firmado entre os municípios gaúchos de Porto Alegre, Gravataí, Esteio e Cachoeirinha, com o objetivo principal de coletar, tratar e destinar adequadamente os resíduos sólidos gerados nos municípios participantes.
Uma das principaisatividades é a remediação de um antigo lixão localizado no município de Gravataí, tendo como aspecto positivo a excelente condição geológica onde se encontra que possui varias camadas de subsolo que são impermeáveis, e assim, como conseqüência, a recuperação desta área degradada com a sua utilização na forma de Aterro Sanitário.

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiênciado primeiro consórcio metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul, para recuperação de uma área degradada pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos e industriais não perigosos, com a sua transformação e utilização em forma de aterro sanitário.
Este trabalho também tem por objetivo mostrar as dificuldades e os benefícios que os consórcios municipais podem proporcionar para solucionaros problemas de disposição de resíduos sólidos urbanos na forma de aterro sanitário.
Em geral os orçamentos municipais ainda não possuem dotação, provenientes de arrecadações municipais, que possam solucionar por completo os problemas com a coleta e destinação final dos resíduos sólidos e são necessários esforços para buscar financiamentos estaduais ou federais para implementar os projetos derecuperação das áreas degradadas.
Nesta primeira etapa, onde ainda se tem uma grande quantidade de depósitos irregulares de lixo, faz-se necessário recuperar estas áreas ao mesmo tempo que são utilizadas para a disposição final dos resíduos, desde que haja condições de solo e localização adequada para este fim.
Se começarmos a direcionar os esforços de maneira racional, olhando o problema de umaesfera superior, verifica-se que as barreiras físicas são infinitamente mais importantes do que as barreiras territoriais dos municípios.
Qualquer tipo de depósito de resíduos traz impactos ao ambiente, ou a curto ou em longo prazo, servindo como um empacotamento para gerações futuras, portanto, é necessário que estes impactos sejam minimizados e totalmente controlados através de um rigorosomonitoramento. É mais prático e eficaz operar e monitorar poucas áreas, centralizando um aporte maior de resíduos, do que estes resíduos disseminados em vários sítios de deposição, muitas vezes desconhecendo-se as suas localizações.
Nesta linha de pensamento é que os consórcios municipais se enquadram, buscando unir forças para solucionar um problema que é global e não apenas de uma comunidade. Osmunicípios que se situam em regiões com subsolo de características propícias para depósitos de resíduos, bem como apresentarem áreas com as melhores condições de segurança ambiental, serão aqueles que centralizarão os consórcios oferecendo estas áreas para utilizá-las na forma de aterro sanitário.
Mesmo enfocando-se o problema através de uma visão de economia de escala verifica-se que os custosunitários de um aterro começam a diminuir a partir de um determinado aporte de resíduos, com isso no momento em que um município opte em executar um aterro, deverá analisar todos os fatores físicos de sua região que possam diminuir os impactos de uma obra desse porte, e os fatores para reduzir os custos e viabilizar o orçamento municipal.

DESCRIÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO METROPOLITANO SANTA TECLA
O...
tracking img