Estudo de caso americacnas.com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1 INTRODUÇÃO 4
2 Desafio I 5
3 Desafio II 7
4 Desafio III 8
5 Desafio IV 9
6 Desafio V 10
7 Desafio VI 14
8 Desafio VII 17
9 Desafio VIII 18
10 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO

Tecnologia. Está é a palavra chave e guia do presente e futuro de todas as empresas que desejam se manter em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Nestetrabalho, abordaremos o estudo de caso baseado em uma organização que trabalha com vendas por meio eletrônico, o chamando e-commerce.
A organização estudada será a Americanas.com, que além de lojas físicas possui sua “loja virtual”. Com mais de 500 mil produtos, a loja é reconhecida como a maior loja online da América Latina, sendo destino de 10 milhões de clientes e 20 mil empresas. Pesquisascomprovam que o consumidor que realiza suas compras pela internet tem um nível de expectativa diferenciado e dispõe de uma gama de informações adicionais, sendo que o processo de logística é o mais importante nas operações on-line, e exige do empreendedor investimentos em sistemas tecnológicos que assegurem segurança e perfeita integração entre todos os envolvidos.
O mercado virtual é uma realidadeque vai de certo modo avançando ao longo do tempo na forma do consumidor fazer compras. Infelizmente no Brasil, os operadores logísticos não se atualizam e não se estruturam na velocidade exigida por este mercado tão inovador e não conseguem cumprir os prazos de entrega exigidos pela venda virtual.
No decorrer do trabalho, daremos contribuições sobre como a empresa deve se comportar em diversosaspectos aonde vem enfrentando problemas e procurando dar alternativas à organização, transformando este momento de “perdas” em oportunidades de crescimento sustentável, expansão e aprendizagem organizacional.

Desafio I

Visando minimizar os problemas apresentados na Amercanas.com, identifique três competências genéricas da área gerencial que afetaram a empresa, explicando a importância decada uma dessas competências indicadas por você, para o sucesso de uma organização.
O que significa competência?
Competência é o comportamento que corresponde ao esperado pela organização. A conduta esperada pela empresa é o padrão de referência que permite avaliar o desempenho de um funcionário ou a qualificação de um candidato. O comportamento esperado, porém, não é fixo, mas sim, mutável. Defato, dentro do conceito de competência, as condutas que uma organização espera de seus funcionários serão determinadas pelos comportamentos exibidos por aqueles que apresentam desempenho considerado notável em um dado momento. Vejamos com funciona.

Figura 1: Competência como fonte de valor para o indivíduo e organização
Fonte: (Fleury e Fleury, 2006,30)

Segundo (FLEURY; FLEURY, 2001,P.16), competência é:

“competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho”.

Estudando o caso da Americanas.com podemos notar que a organização possui lacunas a serem preenchidas quanto à qualificação de seus funcionários, dentre as competências genéricas, optamos por três quemerecem maior atenção da empresa.
• negociação e vendas: ser ético, atuar em parceria com intervenientes, articular com intervenientes diversos, desenvolver a assertividade, ter empatia, argumentar com segurança, conhecer os processos de venda, elaborar planos de marketing;
• produtos e serviços: atender, conhecer características e atributos, compreender os mercados,ler cenários, desenvolver a argumentação, cuidar do pós-venda, monitorar a concorrência, promover a adequação dos produtos e serviços ao cliente, mostrar os diferenciais dos produtos e serviços ao cliente e buscar informações sobre produtos e serviços no sistema;
• autodesenvolvimento: aprender a aprender, estudar, conhecer, lidar com mudanças, sintetizar idéias e conceitos,...
tracking img