Estudo da sustentabilidade da atividade pesqueira da capatazia do perequê

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA













ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE PESQUEIRA DA CAPATAZIA DO PEREQUÊ









LUIZ APARECIDO CORREA

MARCIA FERNANDES ROCHA

MARIZA SILVA ALEXANDRE












SANTOS - SP
2008
LUIZ APARECIDO CORREA
MARCIA FERNANDES ROCHA
MARIZA SILVA ALEXANDRE








ESTUDO DA SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE PESQUEIRADA CAPATAZIA DO PEREQUÊ












Trabalho Aplicativo de Conclusão de Curso- TACC, apresentado ao Consórcio UFBA- UFLA-UFMT-UnB-INEPAD e ao Banco do Brasil, como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão de Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável.


Eixo Temático: Dimensões da sustentabilidade emDRS.


Tema: Arranjos produtivos e redes de cooperação.


Orientador: Prof. Dr. Rubens C. Ulbanere.












SANTOS - SP
2008
    

AGRADECIMENTOS


Ao Banco do Brasil, pela oportunidade.

Às nossas famílias, pelo apoio e paciência em nossa ausência.

Ao Prof. Dr. Rubens C. Ulbanere, pela dedicação e orientação aogrupo.

A todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste estudo.














































































“Uma cidade é considerada sustentável na medida em que é capaz de evitar a degradação e manter a saúde de seu sistema ambiental, reduzir adesigualdade social, prover seus habitantes de um ambiente construído saudável, bem como construir pactos políticos e ações de cidadania que o permitam enfrentar desafios presentes e futuros”.
(Acserald. H., 1999)
RESUMO


Este estudo apresenta um diagnóstico da atividade pesqueira na Capatazia do Perequê, objetivando analisar a viabilidade desta atividade dentro das dimensões desustentabilidade. Para embasar cientificamente o diagnóstico proposto, o estudo procurou entender a pesca como atividade econômica sustentável; analisar o comércio do pescado na região estudada; entender a cultura dos pescadores em relação ao Mercado e conhecer as condições de armazenagem. A metodologia foi planejada dentro do eixo temático “Dimensões da Sustentabilidade em DRS”, do tema “Arranjosprodutivos e redes de cooperação”, escala de análise micro “Organizacional” e da tipologia “Diagnóstico”, utilizando-se pesquisa qualitativa e método analítico, visando entender, descrever e compreender os processos humanos e sociais de construção de significados e os eventos concretos do comportamento humano e social através de depoimentos orais e escritos, colhidos através da Residência Social,realizada de janeiro a agosto de 2008, por meio de entrevistas com membros da Capatazia Perequê e da Sociedade Amigos do Perequê (SAPE). As pesquisas demonstraram que já existe certa organização social na região estudada, pois a maioria dos pescadores é associada à SAPE, que funciona como órgão de classe para eles e como ponto de referência para o desenvolvimento de projetos públicos e privados. Apesquisa permitiu acesso a estes projetos, que propõem a capacitação dos pescadores, visando adequação às leis ambientais; a melhoria das condições de trabalho e um maior retorno financeiro a partir do aprimoramento da capacidade associativa dos pescadores. Ao final do período de pesquisa, a compilação dos resultados comprovou a viabilidade econômica da atividade pesqueira no Perequê, porém apontou anecessidade de aprimoramento para cumprir as exigências dos padrões de sustentabilidade, uma vez que a cultura caiçara, fortemente presente na região, favorece que os pescadores pratiquem somente a pesca de subsistência, preocupando-se apenas com o momento presente e sem perspectiva de futuro.












ABSTRACT


This study it presents a diagnosis of the fishing activity...
tracking img