Estudo da sociedade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo da sociedade humana






Todos os dias, desde o momento em que desperta pela manhã até o instante em que, à noite, volta a adormecer, você convive com outras pessoas. Seja em casa, com sua família, seja na escola, no trabalho, no “bate-papo” com amigos, nos momentos de lazer, no cinema, etc., você está sempre rodeado de outros seres humanos. Mesmo estando sozinho, o simples ato deescovar os dentes envolve muitas outras pessoas: os químicos que elaboraram o creme dental, os operários que fabricaram a escova de dentes, os que fizeram a embalagem e assim por diante. Você nunca está inteiramente só. Você vive em sociedade, participa de grupos sociais e convive com muitas pessoas. Em uma palavra, você é um ser social.



Desde as suas origens, há cerca de 190 mil anos, ohomo sapiens sapiens, homo sapiens moderno, espécie à qual pertencemos, se constituiu por meio do grupo. Assim como outros animais que vivem agrupados, os primeiros seres humanos só conseguiram sobreviver nas difíceis condições do mundo que os cercava porque contaram com o apoio e a solidariedade do grupo a que pertenciam.


Essa dependência do individuo em relação ao grupo teve início, assim,no momento mesmo em que surgiam os primeiros seres humanos, e continua até hoje. Uma de suas características é a comunicabilidade humana, ou seja, a capacidade de um indivíduo se comunicar com seus semelhantes de forma a transmitir idéias, sentimentos, vontades, interesses, emoções. Essa capacidade evoluiu ao longo do tempo, passando de gestos e sinais à articulação de sons, ao desenvolvimento dalinguagem, às primeiras manifestações artísticas – ainda no Período Paleolítico (190.0000 a.C. – 8.000 a.C.) e á escrita, criada em diferentes épocas em diversas regiões do planeta.

Hoje, utilizamos também novas formas de comunicação (a Internet, por exemplo), mas algumas das que foram criadas por nossos ancestrais mais remotos, como a linguagem, ainda continuam em vigor.


A tendência do serhumano a viver em grupo pode ser comprovada de forma positiva pela experiência empírica, cotidiana: seja na escola, na família, ou no país, fazemos parte de um conjunto mais amplo de pessoas de um grupo social, ligado a um conjunto ainda maior, a sociedade em que vivemos. Mas há também outras formas de comprovar a necessidade da vida em grupo para o desenvolvimento do ser humano. Uma delas é aexperiência de crianças que vivem entre animais e em situação de isolamento em relação a outros indivíduos da espécie humana. Vamos conhecer uma dessas experiências ?


Em 1797, um menino seminu foi visto na floresta de Lacaune, na Franca. Mais tarde, foi registrado seu aparecimento. Descalço, apenas alguns farrapos de uma velha camisa (sinal de algum contato anterior com seres humanos) cobriamparte de seu corpo. Sempre que alguém se aproximava, ele fugia como um animal assustado.


Era um menino de cerca de 12 anos. Seu corpo estava repleto de cicatrizes. Provavelmente abandonado na floresta aos 4 ou 5 anos, foi objeto de curiosidade e provocou discussões principalmente na França.


Após sua captura, verificou-se que não pronunciava nenhuma palavra e parecia não entender nada doque lhe falavam. Apesar do rigoroso inverno europeu, rejeitava roupas e também o uso de cama, preferindo dormir no chão. Locomovia-se apoiado nas mãos e nos pés, correndo como os animais quadrúpedes.


Com base nessa experiência o psiquiatra Jean-Marie G. Itard, acreditava que a situação de abandono e afastamento da sociedade é que explicava o comportamento diferente do menino.Aproximando-se de uma visão sociológica, o pesquisador concluiu que o isolamento social prejudica a sociabilidade do indivíduo. Ora, a sociabilidade, ou seja, a capacidade de se comunicar, e interagir com outros seres humanos, é o que torna possível a vida em sociedade.


Relações Sociais


As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a...
tracking img