O estudo na sociedade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo: O Estudo da Sociedade Humana
1 – De que se ocupam as Ciências Sociais?
Observando a sociedade, percebemos que as pessoas caminham, correm, dormem, respiram. Mas elas também cooperam umas com as outras no trabalho, recebem salário, descontam cheques, fazem reuniões para melhorar a produção, entram em greve, casam-se, estudam, divertem-se.
Como vemos, as pessoas apresentam osmais variados comportamentos. Alguns desses comportamentos – como andar, respirar, dormir – são estritamente individuais, que se originam no indivíduo enquanto organismo biológico. Esses tipos de comportamentos são estudados pelas ciências físicas e biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, casar-se são comportamentos sociais, pois só existe porque existe a sociedade, porque aolongo da história o homem organizou sua vida em grupo. Cabe as ciências sociais pesquisar e estudar o comportamento social humano e suas várias formas de organização.
Assim, podemos dizer que as Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do homem. Portanto, o objeto de estudo das Ciências Sociais é o comportamento social humano, ou seja, estuda as relações sociais e asformas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
O Objetivo das Ciências Sociais é aumentar o máximo possível o conhecimento sobre o homem e a sociedade, através da investigaçãocientífica. As ciências sociais cumprem, portanto, um papel fundamental num mundo de mudanças e agitações sociais. Ela nos permite entender os fatos e os processos sociais que nos rodeiam.
2 – Surge a Sociologia
Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele que pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, no seu curso de Filosofia Positiva. Mas foicom Émile Durkheim (1858-1917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência e como tal se desenvolveu.
Durkheim formulou as primeiras orientações para a Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, que os distinguem dos que são estudados pelas outras ciências. Para ele, a Sociologia é o estudo dos fatos sociais. Um exemplo simples nos ajuda a entender oconceito de fato social, segundo Durkheim:
Se um aluno chegasse à escola vestido com roupa de praia, certamente ficaria nua situação muito desconfortável: os colegas ririam dele, o professor lhe daria uma enorme bronca e provavelmente o diretor o mandaria de volta para pôr uma roupa adequada.
Existe um modo de vestir que é comum, que todos seguem. Isso não é estabelecido peloindivíduo. Quando ele entrou no grupo, já existia tal norma, e, quando ele sair, a norma provavelmente permanecerá. Quer a pessoa goste, quer não, vê-se obrigada a seguir o costume geral. Se não o seguir, sofrerá uma punição. O modo de vestir é um fato social. São fatos sociais também a língua, o sistema monetário, a religião, as leis e uma infinidade de outros fenômenos do mesmo tipo. Para Durkheim, osfatos sociais são modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora existam na mente do indivíduo, são exteriores a ele e exercem sobre ele um poder coercitivo.
3 – A objetividade e conceitos básicos na sociologia
A principal característica da observação científica é a objetividade. Assim, por exemplo, dois mais dois é igual a quatro, seja a soma feita por um católico, um mulçumano ouum comunista. Entretanto, a objetividade é mais difícil de se conseguir em Ciências Sociais do que nas Ciências Naturais. Os homens, no estudo de si mesmos e da sociedade, podem se deixar influenciar por um conjunto de ideias que apreenderam, pelas crenças que adotam, pelos valores que aceitam. Em Sociologia, a objetividade é mais difícil de se alcançar, mas não é impossível.
Como já...
tracking img