Estudo da polissemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consultando o Dicionário de linguística e gramática, de J. Mattoso Câmara Júnior, a polissemia consiste numa: “propriedade da significação linguística (v) de abarcar toda uma gama de significações,que se definem e precisam dentro de um contexto”. Do que está dito infere-se que a polissemia é um mecanismo linguístico, que permite condensar numa palavra múltiplos significados, os quais só revelamsentido quando a palavra é usada num determinado contexto.

A polissemia e a homonímia são duas propriedades dos itens lexicais, presentes na maior parte das línguas naturais e, se os falantes eouvintes normais as conhecem intuitivamente, os linguísticas, que possuem uma compreensão profunda da língua e das suas propriedades, têm ainda alguma dificuldade em as distinguir, em especial no planodos significantes. Desta forma, e para que seja possível fazer esta distinção, ou seja, distinguir um item lexical homónimo de um polissémico, usam-se alguns critérios como são os casos do daverificação em dicionários históricos, da verificação etimológica, que é o estudo diacrónico do item, ou o da sua diferenciação semântica e, são significantes homónimos aqueles não possuem em comum sema algum, esignificantes polissémicos aqueles que possuem ao menos um sema comum.

Desta forma, genericamente, a polissemia define-se pela qualidade que uma palavra tem em apresentar diversos significados comuma relação imanente entre eles, o que significa que uma palavra polissémica é uma palavra que dispõe de um significado básico de onde derivam outros significados com uma relação entre si. Estapropriedade da polissemia tem a virtude de proporcionar um léxico mais eficiente e económico ao Homem.

A homonímia define-se como a propriedade presente entre duas palavras, que apesar de assumirem umaforma fonética e graficamente idêntica, possuem significados diferentes e sem qualquer relação entre si. A homonímia ainda se classifica em três tipos de palavras: as palavras homógrafas, que são...
tracking img