Estudo cruzeiros carnival

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1 – Introdução 2
2 - Contextualização da Industria e Introdução Temática 2
3 - Evolução e Factos da Empresa Carnival 3
4 – Modelos e Processos de Gestão : Recursos e Competências 5
4.1– A Empresa no presente 5
4.2 – A Carnival Worldwide 6
4.2.1 – Linhas de Cruzeiro 6
4.3 – Mercado Emissor e Principais Destinos 9
4.4 –Análise Financeira 10
4.5 – Stakeholders 11
4.5.1 - Recursos Humanos 11
4.6- Processos de Marketing 12
4.6.1- Posicionamento no Mercado 12
4.6.2- Segmentação 13
4.6.3- Marketing Mix 14
4.6.3.1 – Produto 14
4.6.3.2 – Preço 14
4.6.3.3 – Promoção 14
4.6.3.4 – Distribuição 15
4.7 – Operação15
5 - Gestão Ambiental 16
6 -Análise SWOT 18
6.1- Análise Crítica 19
Bibliografia 20
Índice de Anexos 21


1 - Introdução
O produto turístico cruzeiro, devido a um vasto conjunto de características que o diferenciam e o tornam competitivo em relação aos principais meios de transporte de longo curso (ferroviário e aéreo), tem sidoalvo de uma procura crescente, para a qual se tem verificado uma oferta, igualmente crescente.
Tem-se assistido a uma construção em massa de navios com grande capacidade de carga, numa lógica de resorts flutuantes, o facto de ser um produto compósito, por concentrar no mesmo espaço um amplo leque de serviços, o facto de ser em regime tudo incluído torna-o ainda mais apelativo.
Noâmbito do curso, e em concreto da disciplina d Gestão de Negócios Turísticos, considerámos interessante estudar a Carnival Corporation & PLC, que não é mais do que a maior companhia de cruzeiros do mundo.
No que concerne a metodologia do trabalho, numa primeira fase realizou-se uma breve contextualização da indústria de cruzeiros, em seguida aborda-se a Carnival e toda a sua história
Ametodologia do trabalho passou por todo um levantamento e estudo da informação, que nos permitiu elaborar a caracterização da Companhia, com base nos conceitos chave da disciplina. Começando pela história da empresa, passando pelos processos de gestão, recursos e competências, até ás principais tendências do mercado e à empresa na actualidade, esperamos ter conseguido realizar o objectivo a que nospropusemos.

2 - Contextualização da Industria e Introdução Temática
Cruzeiros são viagens realizadas em navios de passageiros especificamente concebidos ou convertidos para o turismo. Nesse sentido, o passageiro efectua uma viagem a bordo de um navio.
A palavra cruzeiro deriva da palavra “kruisen”, em alemão, que significa atravessar. Esta expressão associa-se ao contexto inicial doscruzeiros, quando estes se tratavam de grandes travessias marítimas. Neste seguimento, o navio era o meio de transporte de pessoas, mercadorias, e animais nas ligações inter-continentais e oceânicas.
Deste modo, os navios desta época tinham essencialmente um carácter comercial e militar. Só em 1835 surgiu o primeiro conceito do navio associado ao lazer. Tal mudança deve-se ao armador britânico,Arthur Anderson, que promoveu uma viagem a Espanha. Viagem esta que obteve algum sucesso por parte do público em geral.
Então, é nesta linha de raciocínio que em 1837 nasce a companhia Pando, que em 1844 começa a organizar viagens turísticas direccionadas principalmente ao público inglês.
Embora, os primeiros passos para a indústria de cruzeiros já tivessem sido dados, é só um pouco mais tarde,no fim da década de 80, que surgem os primeiros navios utilizados exclusivamente para travessias de cruzeiros, com o Ceylon da Pando Cruzeiros. Os cruzeiros obtiveram tanto sucesso que a companhia desenvolveu o primeiro navio exclusivo para cruzeiros, denominado de St. Sunniva, que ficou completo em 1887. Se quisermos, este navio pode ser considerado como o “progenitor” dos navios de cruzeiro....
tracking img