Estudo comparativo de potencial anaerobio em jogadores de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo comparativo da potencia anaeróbia entre zagueiros e atacantes no futebol de campo da Universidade Católica de Brasília

Introdução
O futebol é uma modalidade que deve ser praticada de forma coletiva, e que possui características individualizadas e já algum tempo as capacidades físicas que o envolvem tem sido amplamente discutidos. Para Campeiz (2001) a distância percorrida, ometabolismo, a produção de energia e capacidade física envolvida são aspectos de suma importância para bom desempenho no meio futebolístico. No entanto para Bangsbo (2006) o jogador ideal de futebol terá que ter uma boa parte técnica, saber se relacionar com os companheiros de equipe, ter uma boa disciplina tática e capacidade física
Balkian et al (2002), diz que o futebol é uma modalidade muitocomplexa, que exige do jogador uma boa capacidade física e psicológica. Santo, Soares (2001) afirma que pode-se dizer que o futebol utiliza diferentes fontes energéticas e fisiologicamente falando, possui características individuais, onde os seus esforços são de intensidades diversas.
Nesse caminho, Valquer, Barros (2004), afirma que essa modalidade os jogadores estão realizando esforços de muitaintensidade em curta duração, e alguns momentos de baixo esforço e duração variada. Ainda nessa linha de raciocínio, Gomes (2002) diz que o futebol durante a competição, é um esporte que se caracteriza por intervalo de esforço realizado em velocidade, com bastante quantidade de ações motoras, exigindo assim, uma grande capacidade aeróbia e anaeróbia.
Falando de ações motoras, pesquisadorescomo Reily, Bangosbo, Franks, (2000) dizem que na maioria das vezes os jogadores de futebol jogam sem a bola nos pés para criar espaços para o companheiro que estão em posse da bola. Estudos analisados durante uma partida de futebol, Santos, Soares, (2001) diz que o jogador de futebol pode percorrer durante uma partida de futebol em torno de 10 a 12 km/h. Conforme diferentes posições o jogador defutebol poderá percorrer diferentes distâncias numa partida de futebol. Como o estudo é direcionado para verificar e diferenciar esses valores em zagueiros e atacantes, o zagueiro, por exemplo, se encontra parado num jogo de futebol em torno de 21,7%, enquanto os atacantes encontram parados em torno de 17,9% de seu tempo total. Já relacionado ao deslocamento em baixa intensidade os atacantes,percorrem em torno de 2550m, enquanto os defensores percorrem 2040m (Bangsbo et al (1991).
Sousa, Garganta, Garganta (2003) dizem que o jogador durante 90 minutos dentro de campo conseguem realizam as atividades de alta intensidade durante 7 minutos. Ekblom (1986) afirma que o jogador de futebol consegue percorrer durante uma partida de futebol entre 8% a 18% de sua distância em altaintensidade. Nunes (2004) aponta que uma característica importante de um jogador de futebol é necessária que ele tenha habilidade de mudança de direção com muita precisão e velocidade.
Stolen et al (2005) afirma que o momento mais importante e decisivo em uma partida de futebol é a velocidade e a capacidade física do jogador. Segundo os mesmos autores os momentos mais importantes e que ajudam navitória desejada, como passes ao gol, roubadas de bola, chutes ao gol e o próprio gol. É evidente que ações anaeróbias são importantes para decidir uma partida de futebol realizando um bom sprint, saltar, disputar a bola.
Daniel (2003) diz que devido às realizações de ações curtas e intensas, a potência anaeróbia é uma importante virtude de capacidade para um jogador de futebol. Sabendoque o jogo de futebol exige que o jogador realize ações curtas e em alta intensidade fazendo com que o sistema anaeróbio, seja importante no fator da velocidade de deslocamento de um jogador de futebol. (Campeiz, 2001).
Por tanto, o objetivo deste trabalho será comparar o potencial anaeróbio entre zagueiros e atacantes da universidade católica de Brasília.

Metodologia e...
tracking img