Estudo caso mission fods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Solução Penske para a Mission Foods
Desde 1949, o compromisso da Mission Foods para com a qualidade a tornou uma das maiores processadoras de tortillas do mundo. Operações no México, Estados Unidos e América Central exigiram que a Mission Foods racionalizasse os custos de transporte e desenvolvesse métricas básicas de desempenho a ser usadas em diversas fábricas. A parceria com aPenske resultou na criação de um conjunto de procedimentos e tecnologias de transporte para proporcionar visibilidade na cadeia de suprimentos e os pontos de referência necessários para acompanhar o progresso da companhia.
Desafios Soluções/resultados
 Reduzir os custos totais de transporte por meio da centralização das operações de transporte da Mission Foods.
 Permitir à Mission Foodstransportar um volume maior de mercadorias relacionado ao aumento significativo da procura por seus produtos.
 Criar indicadores de desempenho e financeiros básicos que rastreiem e meçam o desempenho das 11 fábricas da Mission Foods nos EUA.  A Penske implementou um conjunto uniforme de procedimentos e tecnologias de transporte para proporcionar visibilidade à cadeia de abastecimento,incluindo o software exclusivo LMS (Logistics Management System) e aparelhos de rastreamento por satélite.
 A Penske proporcionou uma redução de custo por kg de 13%, apesar de um aumento na procura dos produtos e no preço do combustível.
 A Penske trabalhou em conjunto com a equipe de orçamento da Mission Foods para estabelecer pontos de referência, inclusive custo por kg no transporte, impacto davariação de volume, utilização cúbica do espaço da carreta, média de combustível em l/km, e tempos de atraso nas entregas.
A fábrica da empresa em Fresno, na Califórnia, percebeu que precisava mudar seus processos de distribuição e transporte. Visando aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais, a Mission Foods decidiu terceirizar as operações de transporte da fábrica. Aoimplementar as ferramentas de qualidade Six Sigma, a Penske reduziu os custos de transporte da fábrica em 11% nos primeiros 60 dias.
A Mission Foods percebeu rapidamente a oportunidade de diminuir os custos totais de transporte ao mesmo tempo em que se expandia para atender o aumento na procura por seus produtos na América do Norte. Contrataram a Penske para administrar a rede de transporte de oito dassuas fábricas nos EUA.
A Penske rapidamente identificou o maior desafio logístico da Mission Foods – cada fábrica usava seu próprio conjunto de procedimentos operacionais e processos de seleção de modo para administrar o transporte dos fluxos entrantes e saintes. Isso impedia que a Mission Foods maximizasse o aproveitamento da infraestrutura existente da rede de transportes.
Nos últimos dezanos, a Mission Foods adotou uma estratégia agressiva de crescimento por aquisição que praticamente dobrou as receitas da empresa. Ainda que o crescimento da receita fosse algo positivo para a Mission Foods, a companhia precisava uniformizar seus processos em toda a rede. Na verdade, cada fábrica continuava a funcionar separadamente, como um unidade de negócios independente. A primeira tarefa daPenske foi definir indicadores-chave de desempenho e de finanças (KPIs e KFIs) como pontos de referência para medir o progresso. Para tanto, a Penske tornou-se um membro participante da equipe orçamentária da Mission Foods. Ao fazer uma parceria com as mesmas pessoas que são responsáveis pela avaliação do desempenho financeiro das fábricas, a Penske foi capaz de identificar rapidamente as áreas depreocupação em comum.
Juntas, a Penske e a Mission Foods estabeleceram pontos de referência, como custo por kg no transporte, impacto com a variação de volume, utilização do espaço cúbico da carreta, média de l/km de combustível e tempos de atraso no transporte.
Usando esses pontos de referência, as ineficiências ou problemas da fábrica tornaram-se aparentes imediatamente, permitindo que a...
tracking img