Estudo burke e tocqueville

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Burke e Tocqueville
Será a democracia como igualdade de condições mesmo com as restrições e ressalvas feitas por Tocqueville fator suficiente para tornar a vida social de todos os membros deuma comunidade aceitável segundo parâmetros que abstratamente poderíamos designar como o mínimo de dignidade oferecida ao ser humano?
Ela mostra, efetivamente, uma tendência à padronização dosindivíduos e sua inevitável conseqüência: unificação do pensamento político-social e sua ação quase tirânica sobre as minorias. Tocqueville tem clara consciência das inclinações despóticas desse sistema, epor isso apresenta sua proposta de moderação dos apetites individuais como forma de evitar que a liberdade seja sacrificada em nome da igualdade. Ele se vale, para esse fim, do recurso a umainstituição cujo papel é fazer com que a democracia funcione sem a perda da liberdade. E vai encontrar esse instrumento numa instituição análoga à aristocracia.
O problema que se coloca, então, é o seguinte:até que ponto os meios escolhidos por Tocqueville correspondem, coerentemente, ao seu empenho para obstar a esmagadora pressão da multidão sobre a minoria indefesa? Em outras palavras, será essa novaaristocracia suficientemente eficaz para opor obstáculos ao avanço do despotismo democrático nas sociedades modernas? Assim, o objetivo deste trabalho é demonstrar que, a despeito das corretasadvertências de Tocqueville para a ameaça que representa a ampliação mundial da democracia individualista, e da importância da criação de um mecanismo que busque o equilíbrio entre a igualdade e a liberdade, aeficácia desse instituto fracassa diante da lógica dos seus argumentos. E por dois motivos. Um deles relaciona-se ao próprio conceito de democracia em Tocqueville. Trata-se de uma concepção limitadorae excludente de determinada forma de governo, vista sob a ótica exclusiva da defesa dos interesses privados.
Tocqueville sente que os laços que mantêm os indivíduos unidos entre si, no regime...
tracking img