Estudar tecnologia em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando o computador pessoal e a internet se popularizaram no Brasil, há pouco mais de dez anos, muitos festejaram as maravilhas que essas tecnologias trariam para a educação. Ao mesmo tempo, outrosgritavam alertas para o perigo de se substituir professores por máquinas. Hoje essa discussão não faz sentido. Está claro que o PC pode somar (e muito) dentro da sala de aula, o Ministério daEducação já instituiu a Informática como disciplina do Ensino Fundamental e a internet, com tantos caminhos possíveis, é uma arma educacional poderosa - se bem direcionada. O desafio, tanto para professoresquanto para pais e estudantes, está em acertar a direção. 

"Não se trata de falar de benefício ou de malefício. O uso da informática na educação é uma questão de cidadania, sendo crucial que sejamtodos tecnologicamente incluídos", analisa Gilberto Lacerda, PhD em Educação e doutor em Psicologia. Segundo ele, está cada vez mais fácil levar um computador para as escolas, mesmo sendo o cenárionas particulares incomparavelmente mais evoluído que nas públicas.

"Muito mais difícil é alunos e professores fazerem um uso inteligente desse aparato tecnológico", aponta. Mas como seria o usointeligente dessas tecnologias? Para educadores e especialistas consultados pelo Correio, o computador e a internet são ferramentas de auxílio ao ensino da disciplinas e assim devem ser usados. "Oprofessor deve saber se beneficiar da tecnologia pois ele ainda é o articulador de tudo dentro da sala de aula", avalia a gerente de tecnologia educacional do grupo Positivo, Elaine Getter.

"Aconcepção mais correta da utilização da informática é quando o aluno a usa para aprender as matérias, não importando se ele sabe mexer na máquina", reforça o assessor de tecnologia da informação da Secretariade Educação do DF, Valdir Moizinho. "Comparo o computador a um lápis. Um lápis superpoderoso, mas ainda assim uma ferramenta que não substitui o professor e o estudo", diz o diretor dos portais...
tracking img