Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIMENSIONAMENTO DE ESTACAS

1. MEMORIAL DE CÁLCULO DAS ESTACAS

1.1 Dimensionamento das fundações profundas

Para o dimensionamento das fundações profundas, consideramos o valor do pilar mais próximo do valor de pilar médio: Média: 540,025 kN Pilar de carga mais próxima: 541 kN (P28) Considerando a possibilidades de que as cargas dos pilares fornecidas do projetista, não estejamconsideradas coeficiente de majoração adota-se, portanto: P = 541 * 1,4 P = 757,4 kN = 75,7 ton

Conforme mostra a Ilustração a seguir, realizamos três sondagens no nosso terreno. Sendo assim, dimensionamos as estacas por área de influência, a fim de aumentarmos a precisão do dimensionamento.

3

Ilustração 1: Área de influencia dos ensaios Fonte: Autor

1.1.1 Método de Aoki-Veloso (1975)Conforme método de dimensionamento de Aoki-Veloso, as cargas são determinadas: Fator de segurança de ponta 3,0 e lateral 1,5. • Capacidade de Carga Última

• Capacidade de Carga da Base

• Capacidade de Carga da Base
4

• F1 Coeficiente de correção de resistência de ponta para levar em conta a diferença de comportamento entre a estaca e o ensaio, é função do tipo de estaca conforme a seguir: •F2 Coeficiente de correção de resistência lateral para levar em conta a diferença de comportamento entre a estaca e o ensaio, é função do tipo de estaca conforme a seguir:
Tabela 1: Fator de segurança pelo tipo de estaca

• K = Ki Coeficiente de correlação com resultados do cone, dependendo do tipo de solo. • α razão de atrito da camada, dependendo do tipo de solo.

5

Tabela 2: Coeficientede correlação e ângulo de atrito pelo tipo de solo

1.1.2 Método de Décourt-Quaresma (1978)

Esse método foi desenvolvido primeiramente para estaca pré-moldado, em seguida ampliado para as demais. Conforme método de dimensionamento de Décourt-Quaresma, as cargas são determinadas: Fator de segurança de ponta 4,0 e lateral 1,3. • Capacidade de Carga Última

• Capacidade de Carga da Base

•Capacidade de Carga da Base

• C coeficiente de correlação de ponta, depende do tipo de solo.
6

Tabela 3: Coeficiente de correlação de ponta pelo tipo de solo

• Cs adesão solo-estaca depende do valor de NSPT, calculado pela equação: Cs = (1+Nm/3). • β e α coeficiente de correlação em função do tipo de estaca, conforme tabelas a seguir.
Tabela 4: Valores do coeficiente C em função dotipo de estaca e do tipo de solo

Tabela 5: Valores do coeficiente

em função do tipo de estaca e do tipo de solo

7

2. ESCOLHA DO TIPO DE FUNDAÇÃO PROFUNDA

Determinou-se a utilização de estaca escavada do tipo hélice contínua devido em dois furos de ensaio NSPT, apresentar nível de água. Tem-se a possibilidade de utilizar estaca escavada rotativa ou estaca cravada de aço, porém aestaca de aço não é muito comum a sua utilização na região, e a estaca escavada rotativa por conter água devem utilizar com camisa ou lama, elevando o custo de fundação. A estaca do tipo Franki, não é recomendada por não conseguir passar por NSPT maior que 15 ou 20. Com o auxilio do software Excel, a seguir estão apresentados o dimensionamentos de estaca escavada tipo hélice contínua, através dométodo de AokiVeloso e do método de Décourt-Quaresma para cada ensaio de NSPT.

8

2.1 Ensaio NSPT PS IV

Para o ensaio PS IV, estão apresentados na ilustração 2 os valores de ensaio e o dimensionamento pelo método de Aoki-Veloso (1975) e na ilustração 3 os valores de ensaio e o dimensionamento pelo Método de Décourt Quaresma(1978), para compararmos os resultados entre os métodos.

Ilustração2: Dimensionamento para o ensaio PS IV pelo método de Aoki-Veloso. Fonte: Autor

Ilustração 3: Dimensionamento para o ensaio PS IV pelo método de Décourt-Quaresma. Fonte: Autor

Utilizando o dimensionamento pelos dois métodos para a área de influencia o ensaio PS-IV teríamos que atingir com a estaca uma profundidade de 11 metros, utilizando duas estacas de 40 cm, chegando a uma resistência...
tracking img