Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções da Administração

Todo administrador, gerente ou mesmo chefe seguem as seguintes regras:
* Planejar
* Organizar
* Executar
* Liderar
* Controlar

A união destas cinco funções forma a administração, conhece-las e entende-las é essencial não apenas para as empresas, mas também para a formação dos futuros administradores.

Planejar

Definição: é a primeira funçãotem como objetivo reunir os meios necessários para uma tomada de decisão acertada de modo a evitar entraves na fase de organização.
Fases: o planejamento divide-se em cinco fases sequenciais:
* Estabelecimento de objetivos e meios para alcançá-los;
* Tomada de decisões a respeito das ações futuras;
* Elaboração de planos de ação;
* Ação empresarial: execução;
* Controle eavaliação dos resultados.
Aplicação:o planejamento deve ser aplicado a todas as empresas independente do ramo a que pertença, a fim de traçar metas e formas de alcança-las. É um processo participativo e deve envolver todos os funcionários ligados ao processo produtivo da empresa.
Quais Procedimentos? A definição dos objetivos e a criação de meios para alcança-los, bem comoa elaboração de planos deação para a produção de bens ou serviços e para o controle da própria produção. Apoiados a pesquisas, projeções e a avaliação dos resultados para garantir um melhor rendimento nos processos seguintes.
Por quê?O planejamento é essencial a todos os ramos de empresas, pois as decisões não podem ser tomadas a partir da improvisação. Toda decisão deve ser pensada e planejada a fim de evitar ou ser capazde lidar com problemas que podem surgir nas fazes seguintes.
Como? Aplicando as fazes do planejamento e analisando as experiências externas,sempre utilizando da racionalidade no processo de escolha das alternativas dispostas e definindo claramente onde esta agora e onde pretende estar no futuro.
Quando?Sempre, antes de qualquer tomada de decisão, o planejamento é um processo continuo eduradouro essencialmente voltado para o futuro. Ele é interativo, está sempre sujeito a mudanças e alterações que ocorrem no âmbito interno e externo da empresa. Por mais bem elaborado que seja o planejamento ele estará sempre sujeito imprevistos e consequentemente a mudanças em sua estrutura a fim de supri-los.
Organizar

Definição: Organizar é o segundo passo do Processo de Administrar, consiste emprocurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações, pois é quando ocorre a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade deefetuar transações planejadas com o ambiente.
Fases: Nesta função é importante a existência de alguns mecanismos como:
* Unidades orgânicas a serem criadas, para desempenharas diversas finalidades;
* A definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades;
* As relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Aplicação: Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições ecircunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.

Quais Procedimentos:
* Analisar os objetivos e o trabalho a ser realizado;
* Dividir o trabalho;
* Definir os responsáveis pela organização do trabalho;
* Definir os níveis de autoridade;
* Desenhar a estrutura organizacional.
Por quê? O processo de organizar exige racionalização do trabalho objetivando minimizardesperdícios e aperfeiçoar a produtividade para alcançar ótimos resultados. Organizar significa buscar a melhor maneira para agir para aumentar os pontos positivos e reduzir os negativos.
Como? Este processo pode ser feito através de Organogramas, descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA.
Quando? Logo depois de traçadas as metas organizacionais, são necessárias que as...
tracking img