Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Páscoa: o que ela significa para o mundo

Projeto Páscoa...

ÁREA: Natureza e sociedade

TEMPO: 2 semanas

1 – APRESENTAÇÃO:

O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2 – JUSTIFICATIVA:Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

3–PRODUÇÃO FINAL:

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS

4–OBJETIVOS TERMINAIS:
 Entender o significado da Páscoa

 Diferenciar o sentido espiritual do comercial
 Propor as boas ações, a solidariedade

5–CONTEÚDOS

1.Conceituais:
 Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, eque isto nos faz sermos pessoas melhores..

2.Procedimentais:
Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Confecção de cartazes;
Recorte e colagem; Dobraduras.

3.Atitudinais: 
Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato dasboas ações de forma espontânea e rotineira.

6.ETAPAS PREVISTAS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
 Produção de Textos coletivos.
 Conversas informais.
 Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.

 Cores.
 Estatísticas.
 Problemas.
 Correspondência
 Desenho e pintura

 Recorte e colagem

 Dobradura

HISTÓRIA - PÁSCOAA Páscoa é uma das principais festas religiosas comemoradas no Brasil e no mundo. Para os povos cristãos representa a ressurreição de Cristo.
Porém, muito antes disso, já era comemorada por povos primitivos do hemisfério norte, que festejavam nessa época, a chegada da primavera. Eles davam de presente uns aos outros ovos de galinha pintados de cores vivas.Decorar ovos é uma tradição milenarchinesa; povos da Europa Central também cultivavam esse costume há muitos e muitos anos. Os ovos – símbolo de vida e renovação, pois contém dentro de si a possibilidade de um novo ser – eram feitos de madeira, de cera e de outros materiais. Reis e faraós trocavam entre si ovos de ouro e pedras preciosas.
Para os Judeus, a PÁSCOA significa a libertação dos hebreus do cativeiro no Egito, onde foramescravos por 400 anos aproximadamente, e a travessia para a Palestina , sob a liderança de Moisés.
A Páscoa não tem data fixa. No hemisfério sul é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia de outono. Pode cair entre 22 de março e 22 de abril, e a semana que antecede é chamada de Semana Santa.
Hoje em dia, é uma festa muito popular. Adultos, crianças, parentes e amigos trocam entre siprincipalmente ovos e coelhos de chocolate, como expressão de afeto mútuo.
O coelho simboliza a fertilidade, pois começa a procriar cedo, reproduz-se rápido e tem grandes ninhadas. No Brasil, o coelho foi introduzido como símbolo da páscoa pelos imigrantes alemães, e o costume logo se espalhou pelo país.
A indústria do chocolate surgiu na Europa, em 1834. Os ovos enfeitados com fitas e papel coloridosurgiram no início do século XX.

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA
O Peixe – Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. A relação com a Páscoa está no fato de as aparições de Jesus, após a ressurreição, estarem sempre ligadas à presença de peixe.
Os Ramos - a Semana Santa já tem o seu inicio no domingo anterior, quando é relembrada a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo o recebiaagitando ramos de palmeira. Até hoje esse ritual é respeitado.
O Cordeiro - significa Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.
A Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, a ressurreição e também o sofrimento de Cristo. No Concílio de Nicéia (325 d.c), Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo, não somente um símbolo de Páscoa, mas o símbolo primordial da fé...
tracking img