Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIO AMBIENTE: conjunto de condições leis, influências e interações de ordem química, física e biológica que permite, abriga e rege a vida em todos as suas formas.

DEGRADAÇÃO : conjunto de processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como, a qualidade ou capacidade produtiva dos recursos ambientais.
CAUSAS DEGRADAÇÃO:expansão da área urbana, expansão da área agrícola, mineração, fogo, corte para lenha e madeira, abertura de estradas, barragens para produção de energia.

TIPOS DE POLUIÇÃO NA URBANA: poluição dos veículos automotores, poluição dos industriais, poluição sonora, poluição visual, lixo.
RESTAURAÇÃO: reprodução das condições exatos do local, tais como eram antes alteradas pela intervenção.RECUPERAÇÃO: local alterado e trabalhado de modo que as condições ambientais acabam se situando próximas as condições anteriores a intervenção no entanto procura-se simplesmente revegetar sem a preocupação com a orientação referencial do ecossistema original.
REABILITAÇÃO: local alterado destinado ao uso do solo ou seja reaproveita-se a área para outro finalidade.
REMEDIAÇÃO: ações e tecnologiaque visam eliminar, neutralizar ou transformar contaminantes presentes no solo e águas subterrâneas, refere-se a área contaminantes.
SOB: manutenção do ciclo do H2O e nutrientes conservação das águas subterrâneos, reservas minerais e matéria primas e produção de alimentos para os seres vivos.

DEGRADAÇÃO DO SOLO: natural e lento (lento, chuva, sol) somente 11% agricultável, 28% clima seco, 10%clima úmido, 23% solos com desequilíbrio químico critico, 22% solos muito rochas, 6% permanentemente congelado.
EROSÃO E A DESERTIFICAÇÃO: 2/3 erosão hídrica e 1/3 erosão eólica ou por deteriorização química e física.
A) EROSÃO HÍDRICA: a água cria ravinas (pequenos sucos) ou voçorocas (grandes sulcos) e ainda causa a destruição das margens dos rios e movimentos da massa (deslizamento deterra).
B) EROSÃO EÓLICA: ventos criam buracos e dunas.
C) DETERIORIZAÇÃO QUÍMICA: pode ser: perda de nutrientes do solo (principalmente NPK) ou MO (matéria orgânica) por lavagem e esgotamento pelas culturas...salinização( concentração da sais) por manejo inadequado da água de irrigação ou alta concentração de sais na água, levando a salinização principalmente em regiões quentes onde astaxas de evaporação estimulam o processo.
D) ACIDIFICAÇÃO: fertilizantes acidas.
POLUIÇÃO (pesticidas, lixo acumulado e fertilizantes em excesso)
D) Deterioração fisica.

D1) COMPACTAÇÃO DO SOLO= pisoteio do gado, uso de maquinas pesadas. Dificuldades na penetração da água ocorrendo erosão hídrica e dificuldade nas emergências das plantas.
D2) elevação do lençol freático as raízes das plantascausados pela excessiva entrada de água em relação a capacidade de drenagem do solo, típico de solos encharcados ou de enchentes.
D3)SUBSIDÊNCIA: rebaixamento da superfície da terra de solos orgânicos causado por drenagem.
DESERTIFICAÇÃO: degradação ambiental em área acidas e semi-acidas resultante principalmente do impacto humano.

CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DO SOLOS:
A) DESMATAMENTO- paraagricultura, pastagens, florestas, comercias, estradas e urbanização.
B)SUPERPASTOREIRO- destrói a cobertura do solo, causa compactação e acelera a emasão de espécie indesejáveis.
C) ATIVIDADES AGRÍCOLAS- fogo, irrigação inadequada.
D) SUPER EXPLORAÇÃO DA VEGETAÇÃO- uso como cerca, combustível ( vegetação não protege mais o solo)
e) vegetação nativa- protege o solo da exposição excessiva do sol epreserva os nutrientes.

TERRA CULTIVADOS:
A)Degradação por mecanização do solo-compacatção.
B) cultivo sucessivo (sem descanso)- esgotamento dos nutrientes.
C) defensivos- matam organismos benefícios do solo.
D) drenagem inadequada- inchamento devido a subida ao lençol freático.
E) minimizar- aumento do teor de M.O, adubação verde, cobertura morta, consorcio, SAF’s, rotação de culturas....
tracking img