Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOLDAGEM POR SOPRO

Pesquisa apresentada ao professor Cardoso do curso de PROCESSOS DE PRODUÇÃO I (turma 061) da Faculdade de Tecnologia de São Paulo.

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – FATEC-SP
SÃO PAULO, 12 de Maio de 2009

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------- pág 02
2. REQUISITOS DO POLÍMERO-------------------------------------------- pág 03
3. MOLDE DE SOPRO --------------------------------------------------------- pág 03
4. PROCESSOS ------------------------------------------------------------------ pág 05
5. BIBLIOGRAFIA -------------------------------------------------------------- pág 10

1. INTRODUÇÃO

A moldagem por sopro é um processo de obtenção de peças, a partir da extrusão do material plástico na formade um tubo plastificado (chamado parison) que é conformado em molde frio, com auxilio da pressão de ar que é injetado no interior do tubo.

Basicamente a moldagem por sopro é um processo para produzir artigos ocos fechados. Este processo foi desenvolvido originalmente para a indústria de vidro, mas, hoje em dia, é utilizado extensamente na industria de plásticos, porém limitada a materiaistermo-plásticos como por exemplo:
 Polietileno (PE)
 Polipropileno (PP)
 Cloreto de polivilina (PVC)
 Polietileno tereftalato (PET)

A industria de moldagem por sopro continua a ser uma das industrias de crescimento mais rápido no mundo. A demanda por peças tipo containers, de forma irregular e oca, e garrafas plásticas, tem previsão de crescimento em média de 6% ao ano. Os produtos variam debastante pequenos (0,02L) até os grandes (1000L) encontrando aplicações nas industrias de embalagem, transporte, brinquedos, utensílios doméstico, eletrônica, automobilística, etc.

A moldagem por sopro, comparada a outras técnicas de moldagem, tem a vantagem de poder produzir peças de forma econômica e em quantidades praticamente ilimitadas, e com pouca ou nenhuma operação secundária. Ébasicamente um processo de produção em massa, e apesar dos investimentos necessários em maquinas, moldes, matrizes e equipamentos auxiliares, a operação é de forma bastante econômica. Geralmente, uma única peça soprada pode substituir uma peça montada a partir de diferentes partes feitas com outros tipos de materiais, o que reduz substancialmente os custos da peça.

2. REQUISITOS DE POLIMEROSQualquer material utilizado em moldagem por sopro deve ser consistente, tanto em sua forma quanto nas propriedades. Caso não seja consistente e não utilizado de uma maneira precisa, os resultados serão produtos inconsistentes. O polímero deve fluir uniformemente através do ferramental, porém após a expulsão o parison não pode se deformar. Para isso a viscosidade do material deve ser alta, de modo que oparison mantenha sua forma durante o transporte e o movimento do molde.

3. MOLDE DE SOPRO

Materiais para molde de sopro
Normalmente os moldes de sopro são de fácil projeto, mas devem aliar boa capacidade de troca térmica com resistência à abrasão. Consequentemente a escolha do material do moldes é um fator importante para o projeto. Os matérias usualmente utilizados na construção demoldes de sopro são ligas de alumínio, cobre berílio, zamak e aços inoxidáveis.


Em todas as construções de moldes, deve-se levar em conta a contração da peça soprada. Os moldes para polietileno de alta densidade consideram cerca de 2% de contração na área da parede e cerca de 2,5% na área do gargalo que é geralmente mais espessa. Para PVC, a contração é da ordem de 0,3% a 0,6%.

Os moldes desopro devem ser refrigerados para se obter ciclos de moldagem rápidos e boa qualidade do produto. A refrigeração é geralmente feita por circulação de água ou outro fluido refrigerante, através de canais colocados no molde, próximo à superfície da cavidade. Em moldes de grande porte, utiliza-se o sistema de refrigeração por chicanas. Este sistema utiliza uma série de defletores para direcionar o...
tracking img