Estudante

Páginas: 3 (616 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
Universidade Federal do Ceará
Relatório da Bolsa

Alocação de Recursos de Rádio e Transmissão Cooperativa para Sistemas MIMO-OFDAMA com Femtocélulas

Nome: Caio Morel Nogueira
Matrícula:0307704
Orientador: Prof. Dr. Tarcisio Ferreira Maciel

Março, 2012.
Introdução:
No período compreendido entre agosto de 2011 e março de 2012 foi realizado primeiramente uma série de estudos sobretelecomunicações sem fio com ênfase no uso de Femtocélulas (conhecida também por Acess Point Base Station). Em seguida pode-se simular algumas situações para melhor entendimento do assunto.
Pesquisasrecentes mostram que o uso de telecomunicações sem fio em residências irá aumentar bastante nos próximos anos e uma solução para diminuir o tráfego nas macrocélulas é o uso da tecnologia recémdesenvolvida chamada Femtocélulas. As femtocélulas são pequenas estações rádio base (ERB), com curto alcance e baixo custo desenvolvidas para operar dentro de casas ou escritórios com a finalidade de melhorara telecomunicação sem fio e aumentar a capacidade dos sistemas de comunicações. Elas servem de estação base para que a conexão entre dispositivos móveis e a rede da operadora seja mais eficiente,porque em ambientes fechados a conexão com a macrocélula está prejudicada por causa de barreiras físicas como portas e paredes. O uso de tal tecnologia irá beneficiar tanto usuários (com melhor coberturadevido à proximidade de transmissor e receptor) quanto às operadoras (diminuirá o crescente tráfego).

Simulação:
Para analisar as vantagens do uso de Femtocélulas, simulou-se no software Matlabuma situação onde há uma estação base na origem e quatro Femtocélulas dispostas em torno da estação base formando um quadrado. Em seguido sorteou-se a posição de 100 terminais móveis dentro da coberturadas bases.

Na figura acima os pequenos círculos azuis indicam os terminais móveis, os asteriscos pretos o posicionamento das ERBs e os círculos vermelhos as suas respectivas coberturas (tem-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!