Estuda da eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia da Personalidade - Aspectos, Conteúdo, Estrutura e Desenvolvimento Psicossexual (0 a 12 anos), Controvérsias e Correlações.







Síntese - Psicologia da Personalidade - Aspectos, Conteúdo, Estrutura e Desenvolvimento Psicossexual (0 a 12 anos), Controvérsias e Correlações.

1. Psicologia da Personalidade - Aspectos, Conteúdo, Estrutura.

Personalidade é um termo que apresentamuitas variações de significado. Em geral dá uma noção da unidade que integra o ser humano. No senso comum é usada para se referir a uma característica marcante da pessoa, como timidez ou extroversão, por exemplo, ou ainda para se referir a alguém importante ou ilustre: "uma personalidade".

Popularmente, a personalidade atribuída a uma pessoa pode definir, para o senso comum, se esta pessoa éboa ou má. A psicologia evita este juízo de valor. A personalidade seria um conjunto de características que diferenciam os indivíduos. Estes atributos seriam permanentes e diz respeito à constituição, temperamento, inteligência, caráter, um jeito específico de se comportar. Para a teoria, o conceito de personalidade, significa a organização dinâmica, isto é, em constante mudança, dos seguintesaspectos: habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir. Refere-se também uma "personalidade básica", que seriam as atitudes, tendências, valores e sentimentos dos membros de uma sociedade ou comunidade, o que existe em comum em todas as personalidades, independente das diferenças entre os indivíduos e dos fatoresculturais, códigos e regras sociais ou consenso de comportamento.

A personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter particularidades. É estruturada tendo como base as diferentes condutas e regras ou códigos definidos e aceitos como disposições dos indivíduos (organizados de maneira global e dando uma consistência e unidade estrutural). Os conteúdos destaestruturação são relacionados com as experiências e vivências concretas das pessoas no meio onde vivem seus aspectos culturais, educacionais, religiosos, hábitos, crenças e heranças fisiológicas, raça, cor, etc. Através desta Idéia pode-se predizer o que a pessoa fará em determinada situação, pode-se ter Idéia de como ela reagiria. Podemos interpretar que o indivíduo formado fisiologicamente érepetitivo, isto é, responde mais ou menos da mesma maneira e reage da mesma forma aos mesmos estímulos, transparecendo a sua personalidade.

Nem todas as teorias trabalham com este conceito porque ele tem uma noção implícita de estrutura, de estabilidade e, portanto de características que não mudam. No entanto, ela é fruto de uma organização progressiva do ser humano e não apenas entendida como umfenômeno em si. Ela evolui de acordo com a organização interna do indivíduo. A psicanálise afirma que a estrutura da personalidade já está formada aos quatro ou cinco anos de Idade, entretanto para Piaget, ela começa a se formar entre os oito e doze anos. O caráter, temperamento e os traços de personalidade são termos que se referem a esta noção. Observa-se que alguns distúrbios podem se relacionar àpersonalidade, gerando conceitos patológicos, como é o caso da personalidade múltipla.

Conceitualmente, podemos entender o caráter como sendo os aspectos morais, as reações afetivas, a aceitação, a renúncia, a tolerância ou o repúdio as leis impostas pelo convívio em sociedade, regras de comportamento, modelos educacionais, isto para o que se refere ao senso comum, como também, sendo o quediferencia um indivíduo do outro. O temperamento, sendo o que sinaliza a emotividade, advindo de aspectos hereditários e da fisiologia do indivíduo. Os traços de personalidade são os referidos as características duradouras, consolidadas e mais perenes da personalidade da pessoa.

Podemos entender de uma maneira mais abrangente, que personalidade diz respeito ao modo mais constante e peculiar de se...
tracking img