Estruturas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual o conceito de estrutura organizacional?

Segundo Djalma Rebouças “Estrutura Organizacional é o instrumento administrativo resultante da análise, ordenação e agrupamento das atividades e recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”.

2. Citar as quatrofunções da administração e explicar cada uma delas:

> Planejar: Consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado. Ex: Você vai precisar planejar nos próximos dias. Questões: O que? Como? Quando?

> Organizar: Basicamente consiste na divisão do trabalho e na distribuição das tarefas.

> Avaliação: Consiste em ohar para sua equipe de trabalho e saber quais são as suasqualidades e defeitos de cada um.

> Dirigir: Consiste no ato de orientar como fazer as tarefas, avaliar ou controlar (controle dos processos) durante a execução para obter resultados positivos.

3. Quais são os tipos de Estrutura Organizacionais existentes nas empresas? Explique cada uma delas:

> Quantidade – Neste são agrupados um número apropriado de pessoas não individualizadas que,entretanto, tem obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior.

> Funcional – são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos,este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.

> Territorial (ou localização geográfica) – este tipo é usado por empresas territorialmente espalhadas. Um bom exemplo para entender melhor é o tipo que se usa nos bancos. As atividades são agrupadas e colocadas sob a ordem de um administrar apenas. Há vários exemplos.

>Produtos (ou serviços) - Neste tipo, as atividades são agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Mas há

desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos ebenefícios.

> Clientes: Neste tipo as atividades são agrupadas com base as necessidades diversas e exclusivas dos clientes da empresa. Um exemplo o grupo ALGAR do senhor Alexandrino Garcia, usa esse tipo de departamento, para que não conhece o grupo é umas das melhores empresas em destaque na revista exame e trabalha com vários seguimentos como Agronegócios, Turismo, Telecomunicação entre outros.A vantagem é que nesse modelo dá condições para conhecer e dar melhor tratamento ao cliente. A grande desvantagem é a troca de recursos, pois várias vezes o atendimento ao cliente é sazonal, ou seja, periódico. Na figura que segue em exemplo por cliente mostra uma loja de departamentos.

> Processo - Neste são agrupadas conforme as etapas de um processo. É considerado de maneira pelo qual sãoexecutados os serviços ou processos para conseguir a meta ou objetivo especifico. É muito usado em operações industriais. A vantagem é que pode observar a maior especialização e rapidez técnica. A desvantagem é que a visão que temos da mão de obra é limitada porque é especializada.

> Projeto - As atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. O gerente de projeto é responsável pelarealização de todo o projeto ou de uma parte dele. Terminada a tarefa, o pessoal é designado para outros departamentos ou outros projetos.

> Matricial – Ela tem responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mutua e dinamismo. A grande desvantagem é que há dificuldades pára definir claramente as atribuições e autoridade de cada elemento da estrutura. Nessa estrutura é necessário grande...
tracking img