Estruturas em madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUÇÃO
DE
MADEIRA

1 –INTRODUÇÃO

A madeira é um dos materiais estruturais mais antigos empregados pelo homem. O Brasil, além das florestas nativas, possui um grande potencial de produção de florestas plantadas. Com a abundância de matéria-prima disponível, até há pouco tempo atrás não havia uma maior preocupação em se fazer um uso racional da madeira, não se procurando odesenvolvimento de um maior domínio de suas características físicas e mecânicas e de otimização das técnicas de emprego. A situação começou a se modificar a partir da consciência da crise de suprimento de energia para a qual o planeta está se encaminhando. A madeira é um material que requer baixo consumo de energia para sua produção e sua usinagem quando comparado ao necessário para a produção de outrosmateriais estruturais usuais. Outra vantagem apresentada pela madeira é ser uma matéria-prima de fonte renovável. Os materiais estruturais usuais são extraídos de fontes que tendem a esgotar-se com o tempo, originando a possibilidade de ocorrer uma crise de abastecimento e, antes disso, uma alta de preços no mercado. A madeira, por ser proveniente de um processo de crescimento vegetativo, oferece opotencial de apresentar fonte praticamente inesgotável de fornecimento, desde que haja uma correta política de replantio das florestas exploradas.
Considerando-se as vantagens apresentadas pela madeira, torna-se claro o entendimento das transformações que estão ocorrendo em seu uso. Atualmente a opção pela madeira como material estrutural está adquirindo maior relevância. Os sinais destamodificação estão presentes por todo planeta. O Brasil possui um território bastante extenso e com as condições necessárias para o desenvolvimento de florestas que contribuam no fornecimento de madeira. Uma das principais evidências da modificação na utilização deste material é a atualização da norma brasileira que regulamenta o projeto de estruturas de madeira. Com a elaboração da norma atual, o meiotécnico nacional passou a dispor de uma norma em conformidade com os modernos conceitos de segurança estrutural.
Outro fator que estimula a procura por um uso mais racional da madeira está relacionado com as conseqüências do uso indiscriminado do material, que resultou na devastação de florestas, conduzindo inclusive à extinção de algumas espécies. A área de reservas com espécies nativas diminuiusensivelmente e hoje há um grande número de restrições ao seu corte. Como opção existem as florestas plantadas que oferecem espécies com características diversas das espécies consideradas nobres. Para a utilização das espécies de reflorestamento, tais como Pinus e Eucaliptus, é necessária uma adaptação da técnica de emprego do material e dos critérios de projeto que têm sido utilizados até então.A forma de adaptação encontrada foi o desenvolvimento de técnicas de recomposição da madeira, como é o laminado colado. A técnica constitui-se da composição de uma peça a partir da sobreposição de lâminas de madeira unidas entre si por um adesivo. A principal vantagem desta técnica é permitir a fabricação de peças com dimensões quaisquer, tanto na seção transversal quanto no comprimento. Estacaracterística da Madeira Laminada Colada (MLC) a qualifica como um material altamente indicado para utilização em estruturas com grandes vãos.
Como vantagens da madeira, podem-se citar (SZÜCS, 1992):
• A madeira possui baixo consumo de energia durante seu processo de usinagem, o que permite apontá-la como um dos materiais do futuro;
• Possui enorme potencial de renovação na natureza;
•Apresenta bom comportamento mecânico, tanto para esforços de tração quanto para esforços de compressão, o que a coloca em posição privilegiada entre os materiais estruturais, pois dispensa o uso de materiais mistos, como o concreto armado;
• A madeira apresenta alta resistência a cargas de impacto, além de boa resistência a cargas de curta duração;
• A variação de temperatura, além de exercer...
tracking img