Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É A ESTATÍSTICA
Objetivamente, o primeiro passo do nosso caminhar é entender o que é, como se divide e são quais os objetivos da estatística, algo que faremos imediatamente.
Define-se estatística como o conjunto de métodos e processos destinados a permitir o entendimento de um universo submetido a certas condições de incerteza, ou seja, de não determinismo matemático. Por exemplo, odimensionamento do diâmetro das hastes do amortecedor de um automóvel é feito por meio de cálculos matemáticos de elevada precisão estudados num capítulo da física chamado de resistência de materiais.
No entanto, a vida útil deste mesmo amortecedor depende não só de seu dimensionamento, mas também de uma série de condições em que impera a incerteza que pode, resumidamente, ser chamada de condições deuso. Neste último caso, entraríamos no campo da estatística. De modo mais sintético, poderíamos dizer que a estatística é a ciência que se ocupa de descrever, analisar e interpretar dados experimentais.
Para entendermos melhor o processo estatístico, é necessário definir dois conceitos básicos: população e amostra. Considera-se população o conjunto formado por todos os elementos que têm em comuma característica que estamos estudando. Por exemplo, se estamos pesquisando sobre o aprendizado de música, a população é formada por todas as pessoas que aprendem ou aprenderam música em algum momento.
Deve-se notar que a população estatística normalmente é muito numerosa, às vezes infinita, e eventualmente formada por elementos ainda não existentes. Assim, quando queremos saber qual é aexpectativa de vida de um brasileiro, estamos diante de uma população muito extensa (todos os brasileiros) e formada por elementos prováveis, visto que as pessoas que estão sendo estudadas ainda não morreram.
Em razão dessas características da população, o processo estatístico começa pelo estudo de uma amostra, que é um pedaço da população. Mas um pedaço coerente com a população, ou seja, que siga todasas características da população. Assim, por exemplo, se determinada população tem 62% de mulheres, as amostras tiradas dela terão que ter 62% de mulheres se o sexo for fator importante no comportamento da característica estudada.
3ÍSTICA
Uma amostra é finita e tem relativamente poucos elementos, de valores definidos. Deste modo, se quisermos definir a expectativa de vida de todos os brasileiros,tomariamos uma amostra finita de poucos brasileiros já mortos. Assim, haveria poucos elementos a se estudar e de valor definido (a idade em que morreram). Deve-se ressaltar que essa amostra retirada deveria reproduzir todas as condições importantes para a duração da vida da população, tais como sexo, posição socioeconômica, educação, etc.
Tanto os elementos das populações quanto os elementos dasamostras assumem valores para a característica que estamos estudando; por exemplo, a população formada pelos seguidores religiosos pode apresentar católicos, evangélicos, espíritas, etc.
Esses são alguns dos valores que a variável religião pode assumir. Assim, a característica da população ou da amostra que estamos estudando pode ser expressa em termos de uma variável, que pode assumirdiferentes valores. Podemos distinguir as variáveis em dois grupos:
• variáveis qualitativas: apresentam atributos como valor, por exemplo, cor de cabelos, opções sexuais, times de futebol etc.;
• variáveis quantitativas: apresentam valores numéricos, tais como peso de pessoas, idade, número de defeitos na produção de uma peça, etc. As variáveis quantitativas ambém podem ser divididas em duas categorias:- discretas: são variáveis que podem apresentar apenas valores predeterminados dentro de um conjunto, ou seja, não existirão valores intermediários. Exemplo: números de filhos de um casal; número de defeitos numa linha de produção; quantidade de ações em alta numa bolsa de valores, etc. Essas variáveis estão ligadas às contagens;
4nidade I
- contínuas: apresentam teoricamente qualquer valor...
tracking img