Estruturas dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experiência I – Estrutura dos Materiais

RESUMO

O seguinte trabalho irá relatar uma experiência sobre as estruturas dos materiais, onde foram estudados três tipos de células unitárias as CCC, CFCe HC. Portanto, a sala de aula foi dividida em três grandes grupos, onde cada um pôde estudar mais especificamente sobre a forma de cada célula, mas no final da aula foi exposto para todos os alunos oresultado de cada grupo, para que assim pudesse haver uma interação entre toda a sala.

INTRODUÇÃO

Viemos estudar sobre as estruturas cristalinas dos metais, em especial as Células de FacesCentradas. Sabendo-se que as estruturas cristalinas encontradas em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, com os átomos localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas asfaces do cubo. Esta é adequadamente chamada de estrutura cristalina cúbica de faces centradas(CFC). Alguns dos metais mais familiares que possuem essa estrutura cristalina são o cobre, o alumínio, aprata e o ouro. O comprimento da aresta do cubo a e o raio atômico R estão relacionados através da expressão:
A 2Rraiz 2
Para a estrutura cristalina CFC, cada átomo em um vértice é compartilhadas poroitos células unitárias, enquanto um átomo centrado em uma face pertence a apenas duas. Portanto, um oitavo de cada um dois oitos em vértices e metade de cada um dos seis átomos localizados nas faces,ou um total de quatro átomos inteiros, pode ser atribuído a cada célula unitária.
Duas outras características importantes de uma estrutura cristalina são o numero de coordenação e o fator deempacotamento atômico (FEA). O FEA representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida. Os metais possuem fatores e empacotamentoatômico relativamente elevados, a fim de maximizar a proteção dada pela nuvem de elétrons livres.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados na realização da experiência foram:14 bolinhas de...
tracking img