Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura Gestão e Negócios

Economia

2011/2012

[pic]

Estruturas de Mercado

Trabalho por:

Maria José Santos Reis Sachse

Marina Conceição Ferreira Brandão

Paulo Jorge Gomes da Costa

Paulo José Teixeira da Silva

Pedro Filipe Duarte Brás Correia da Silva

Estruturas de mercado – Descrição e Características

Mercados

Mercado é um local físico ou meramentelógico, composto por vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condições contratuais de compra e venda, concretizam os negócios.

Estruturas de Mercado

As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolista.
[pic]

Legenda: As principais estruturas de Mercado

Concorrência Perfeita

Aconcorrência perfeita verifica-se sempre que nenhum produtor pode influenciar o preço de mercado. Cada produtor comporta-se como um “tomador de preço”, no sentido de que deve vender ao nível do preço que se regista no mercado. Portanto, um concorrente não tem justificação para cortar no preço de mercado. Além disso, não aumentará o seu preço acima do preço de mercado, pois então a empresa não venderia nada,afinal os consumidores têm voto final e certamente iriam comprar mais barato aos concorrentes.

• É uma situação de mercado na qual o número de compradores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afectar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogéneos, não existe barreiras à abertura, há sim a facilidade de “abrir” um negócio, poisoferecem produtos iguais.

• Os produtos elaborados são homogéneos, sendo substitutos perfeitos entre si,

• Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos consumidores.

Exemplo: Cafés, Cabeleireiros, Floristas, Tabacarias, etc.

Monopólio

O Monopólio verifica-se quando um único produtor tem controlo total sobre uma determinada actividade. É eleo único produtor na sua indústria, não existindo qualquer indústria que produza um bem sucedâneo aproximado do seu produto.

• É uma situação de mercado em que uma única empresa vende um produto que não possui substitutos,

• Única empresa que fabrica ou gera um produto ou serviço, que normalmente é produto único,

• A empresa procura estabelecer mecanismos que garantam omonopólio do mercado.

De notar que numa estrutura de mercado em concorrência perfeita, temos um grande número de empresas com um bem homogéneo em comum. No monopólio temos apenas uma empresa a fornecer determinado produto ou serviço. A empresa em concorrência perfeita controla apenas a quantidade produzida ao contrário da empresa em monopólio que controla a produção e o preço.

[pic]

Exemplo:REN; EDP, GALP, Águas de Portugal.

Oligopólio

O termo “Oligopólio” significa poucos vendedores. O aspecto mais importante do Oligopólio é o de que cada empresa, individualmente, pode influenciar o preço de mercado.

• É uma situação de mercado em que um pequeno número de empresas domina o mercado, controlando a oferta de uma produto que pode ser homogéneo ou diferenciado. Trata-seportanto de uma pequena aglomeração de empresas que são dominantes no seu mercado,

• Detêm parcela elevada de produção, que em alguns casos lhes permitem exercer a liderança na fixação de preço de mercado,

• As decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas.

[pic]

Exemplo:Ford, General Motors, Companhias Aéreas, etc.

Concorrência Monopolista

No outroextremo do Oligopólio esta a Concorrência Monopolista. A Concorrência Monopolista assemelha-se à Concorrência Perfeita em três aspectos: há muitos compradores e vendedores, são fáceis a saída e a entrada no mercado, as empresas consideram garantidos os preços das outras empresas. A distinção é que em Concorrência Perfeita os produtos são iguais, enquanto na Concorrência Monopolista os produtos são...
tracking img