Estruturas de arquivos unix

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.pop-rs.rnp.br/ovni/unix/arq.html
Estrutura de arquivosArquivos são centrais para o UNIX de uma maneira não encontrada em outros sistemas operacionais. Comandos são arquivos executáveis,usualmente encontráveis em locais previsíveis na árvore de diretórios. Privilégios do sistema e permissões são controlados em grande parte através de arquivos. Dispositivos de I/O e arquivos de I/O nãosão distinguidos nos níveis mais altos. Até mesmo a comunicação entre processos ocorre através de entidades similares a arquivos.
O UNIX tem uma organização de diretórios hierárquica em formato deárvore conhecida como filesystem. A base desta árvore é um diretório chamado root directory. Em sistemas UNIX, todo espaço em disco disponível é combinado em uma única árvore de diretório abaixo do /,sendo que o local físico onde um arquivo reside não faz parte da especificação do arquivo UNIX.
O acesso a arquivos é organizado através de propriedades e proteções. Toda segurança do sistemadepende, em grande parte, da combinação entre a propriedade e proteções setadas em seus arquivos e suas contas de usuários e grupos.
Enfatizando:
Tudo em UNIX é um arquivo
Unix tem umaorganização hierárquica de arquivos chamada de filesystem
Acesso aos arquivos é organizado através de propriedades e proteções
Mapeando arquivos para o discoUm inodo é uma estrutura de dados em disco quedescreve e armazena os atributos do arquivo, incluindo sua localização:
Campos de um inode
user e group
tipo do arquivo
tempo de criação, acesso e modificação (modo)
número delinks
tamanho
endereço no disco
Quando uma partição de disco é inicializada, um número específico de inodes é criado. Este torna-se o número máximo de arquivos de todos os tipos,incluindo diretórios, arquivos especiais e links que podem existir no disco.
Tipos de arquivo Arquivos comuns
Diretórios
Especiais
Links
hard
simbolic
Arquivos comuns...
tracking img