Estruturas da engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS – FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL –5º PERÍODO
DISCIPLINA: TEORIA DAS ESTRUTURAS I
PROFESSOR: RODNEY SOARES

ESTRUTURAS NA ENGENHARIA CIVIL

Bianca Souza;
Camila Freitas;
Cynthia Andrade;
Débora Kellen.

Junho/2012
Bianca Souza;
Camila Freitas;
Cynthia Andrade;
Débora Kellen.

ESTRUTURAS NA ENGENHARIA CIVIL

Trabalho apresentado como requisitopara avaliação parcial da disciplina Teoria das Estruturas I do curso de Engenharia civil das Faculdades Integradas do Norte de Minas-FUNORTE.
Professor: Rodney Soares

Junho/2012
Sumário

1. Tipos de reações e apoios 4
Apoio simples 4
Rotula 5
Engaste 5
2. Tipos de Estruturas 5
3. Equações de Equilíbrio Estático 7
4. Elementos de Estrutura Básicos 8
Cabo 8
Arcos 9
Vigas 9
Lajes13
Treliça 13
Bloco de fundação 14
5. Tipos de Carregamento 15
Cargas concentradas 15
Cargas distribuídas 15
Força Cortante e Momento Eletroforça 17
Momento Fletor 18

1. Tipos de reações e apoios

As Reações de apoio são forças ou momentos, com pontos de aplicações e direção conhecidos e de intensidades e sentidos tais que equilibrem o sistema de forças ativas aplicadas a estrutura. Ossistemas de forças externas, formados pelas forças ativas e reativas, tem que estar em equilíbrio.

A restrição aos movimentos de uma estrutura se da por meio de apoios ou vínculos. Apoios ou vínculos são classificados em função do número de graus de liberdade impedido. Nos apoios, nas direções dos deslocamentos impedidos, surgem as forças reativas ou reações de apoio.
Para os modelos estruturaisplanos de vigas, pórticos e treliças, os apoios associados a estas direções de deslocamento e s formas simplificadas de representá-los graficamente nos modelos matemáticos. Importante observar que os apoios representados nesta figura podem formar qualquer ângulo com a horizontal. Estes apoios são classificados, em função do numero de deslocamentos impedidos em:

Apoio simples
* Impede atranslação em uma das direções.
* Permite a translação na direção perpendicular á impedida
* Permite a rotação (em torno de Z)
Rotula
* Impede as translações nas duas direções (X e Y).
* Permite a rotação (em torno de Z).
Engaste
* Impede as translações nas duas direções (X e Y).
* Permite a rotação (em torno de Z).


2. Tipos de Estruturas

Uma estrutura pode ser definida como umacomposição de uma ou mais peças, ligadas entre si ao meio exterior de modo a formar um sistema de equilíbrio; um conjunto capaz de receber solicitações externas, denominadas ativas, absorve-las internamente e transmiti-las ate seus apoios ou vínculos.
Inúmeros são os exemplos de estruturas, árvore, corpo humano, cadeira, entre outros. Na Engenharia, em particular, o conceito de estrutura estaassociado à área de interesse. Especificamente, na Engenharia Civil, denomina-se estrutura a parte resistente de uma construção.
Em um prédio em construção pode-se claramente distinguir alguns elementos estruturais que compõem a parte resistente, ou estrutura, do prédio: vigas, lajes, paredes, pilares, sapatas e blocos. Para a Engenharia Civil alguns exemplos são: pontes, viadutos, passarelas, partesresistentes das edificações (residenciais comerciais e industriais), barragens, rodovias, ferrovias entre outras.
FOTOS DE PONTES, VIADUTOS, PASSARELAS, RODOVIAS.

Viaduto das Almas – MG

Ponte em Recife.

Passarela

Rodovia.

3. Equações de Equilíbrio Estático
O que impede que as estruturas se desloquem quando submetidas a forcas ativas são os apoios, capazes de gerar forças reativas nasdireções dos deslocamentos impedidos. As forças e momentos reativos (reações de apoio) formam com as forças e momentos ativos (aplicados à estrutura) um sistema de forças (externas) em equilíbrio.
O equilíbrio das forças e momentos do sistema, nas direções X, Y e Z, fornece, para uma estrutura espacial, as seguintes Equações do Equilíbrio Estático:

4. Elementos de Estrutura Básicos

Os...
tracking img