Berharvorismo ou comportamentismo

417 palavras 2 páginas
FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA

ACADÊMICO: RICARDO OLIVEIRA SANTOS

PROFESSORA: MÔNICA ALVES

2º PERÍODO UNIFICADO

PSICOLOGIA

ATIVIDADE AVALIATIVA

BEHARVIORISMO OU COMPORTAMENTISMO

Estímulo: É aquilo que de alguma forma incita um organismo. Por exemplo: Se o motorista para ou acelera o ônibus no cruzamento de ruas onde há semáforo que ora está verde, ora vermelho, sabemos que o comportamento de dirigir está sobre o controle de estímulos.

Resposta: É um resultado seguido de estímulo que uma pessoa sofreu. Uma criança vê um sorvete, ela começa a chorar querendo que sua mãe lhe dê o sorvete, ela foi incitada e agiu dessa forma pelo estímulo de ter visto aquele sorvete.

Comportamento clássico/respondente: É o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas “produzidas” por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: Podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, as famosas “lágrimas de cebola” etc.

Condicionamento clássico/respondente: É um processo que descreve a transformação/modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico refere-se ao comportamentalismo. Ex: Numa experiência com um cão, uma campainha e um pedaço de carne. Quando ele via a carne, ele salivava o que foi chamado de reflexo não condicionado. Logo o cão passou a associar a carne com a companhia, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação é chamada de reflexo condicionado.

Condicionamento operante: Quando é dada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente se for

Relacionados