Estruturas - engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL - ESTRUTURAS
O QUE É A ENGENHARIA ESTRUTURAL
A Engenharia Estrutural é responsável pela elaboração do projeto estrutural de novas obras, análise de obras existentes que venham a apresentar problemas, verificação da capacidade resistente em ampliações ou novas utilizações a que uma determinada obra civil venha a ser submetida.
A Engenharia de Projetos Estruturaistem a finalidade de garantir o bom funcionamento e comportamento estrutural quando esta obra é submetida às solicitações usuais de utilização para a qual foi projetada.
A estrutura de uma obra civil é o elemento da construção responsável por garantir a estabilidade e a permanência da obra ao longo da sua vida útil para a qual foi projetada. No caso de uma residência ou de um edifício o conjuntodos elementos estruturais que exercem estas funções são as lajes, as vigas, os pilares e as fundações. No caso das pontes e viadutos, podemos citar os mesmos elementos estruturais. Os túneis possuem outros tipos de elementos estruturais que garantem o seu funcionamento.
QUAL A IMPORTÂCIA DO PROJETO ESTRUTURAL
O projeto como um todo é muito importante. Não adianta termos um bom projeto estruturale outros projetos de baixa qualidade. O que garante a qualidade e a sobrevivência de uma obra civil é exatamente a harmonia entre as soluções adotadas, o que significa uma coerência e compatibilidade entre os vários projetos que foram elaborados. Assim, a administração das interferências entre os vários projetos de uma obra civil, é tão importante quanto cada um dos projetos isoladamente.
Nãopodemos dizer que o projeto estrutural é mais importante que os outros projetos, porém, a responsabilidade a qual o Engenheiro de Projeto Estrutural assume ao elaborar um projeto é infinitamente maior que a responsabilidade assumida em outras especialidades afinal, estamos falando de vidas humanas.
Quando uma edificação apresenta problemas em sua estrutura e vem a cair, seja a laje de umaresidência, ou uma obra de contenção em um morro, ou ainda uma ponte em uma estrada, as consequências são catastróficas e normalmente sem a possibilidade de um 'remendo' na sua solução. Podemos dizer que são poucos os casos onde isto acontece? Não, infelizmente os casos não são poucos, porém são pouco divulgados.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UM PROJETO ESTRUTURAL MAL FEITO
A elaboração de um projetoestrutural é feita em várias etapas assim, para caracterizarmos o que seria um projeto mal feito devemos analisá-las uma a uma.
Entende-se por concepção da estrutura o ato de criação do engenheiro ao estabelecer quais e onde estarão os elementos estruturais que irão garantir o funcionamento estrutural da edificação. A partir deste ponto, o engenheiro será auxiliado por ferramentas matemáticas e dedesenho (programas de computador para engenharia estrutural), que passarão a analisar o modelo criado para representar a realidade da edificação após a sua construção. Uma estrutura que venha a se comportar de maneira diferente da qual foi projetada devido a uma má concepção, falha de análise do modelo, etc., pode causar grandes transtornos durante a sua utilização. Deformações exageradas gerandorachaduras em paredes e emperramento de portas, quando não temos casos mais graves onde a edificação coloca em risco seus usuários, sendo necessária a sua desocupação.
O tempo que o engenheiro deve dedicar à criação do seu projeto é uma das etapas importantes. É necessário que o profissional analise e volte a analisar a sua solução para garantir não somente o bom resultado estrutural que deve ter aedificação, como também uma solução economicamente viável. Assim, muitas vezes podemos ter um projeto estrutural que após executado não irá apresentar problemas, porém, o exagero na concepção da estrutura e no dimensionamento dos seus elementos, fez com que o valor gasto para a sua execução fosse exagerado. É bom ressaltar que para cada unidade paga para um projeto bem elaborado, podemos ter...
tracking img