Estruturalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Matéria: Ciências Sociais e Introdução a Economia
 
Resumo - Estruturalismo  



O estruturalismo foi criado na década de50, tendo como principal autor o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss. É uma teoria que tem o objetivo de superar o problema que afligia muitos estudiosos no campo social: o da multiplicidadeinfinita de situações díspares. Isso ocorria pelo fato de que quanto maior o detalhamento da pesquisa, mais os dados e as informações encontradas pareciam escrever uma situação única, só verificadanaquele espaço e naquele momento específico. 

A proposta desta corrente é estudar não mais os elementos, mas sim, privilegiar a descrição e a análise das relações entre eles, identificar as leisgerais desses sistemas que eles compõem, seja por indução ou por dedução lógica. Esse método se distingue de outras correntes de pensamentos por tratar os objetos enquanto ‘posições em sistemasestruturados’ e não enquanto ‘objetos existentes independentemente de uma estrutura’, demostrando uma das características mais significativas do estruturalismo, que é sua pretensão de descobrir elementosuniversais na sociedade humana.

Em vista disso observamos uma oposição a abordagem histórica da estrutura social. Esta estrutura definida pela corrente corresponde a um todo que só podecompreender-se a partir da análise de seus componentes e da função que cumprem, sendo específicas. Estas estruturas têm, assim, o caráter de uma totalidade na qual qualquer modificação de alguma das suasrelações afeta o conjunto, já que a mesma está definida por suas relações, sua autorregulação e suas possíveis transformações.

Contra historicismo, Lévi-Strauss argumentou que as sociedades não sãoetapas de um desenvolvimento contínuo (‘a lógica hegeliana do progresso’), e que ela não considera as diversidades no espaço, as descontinuidades no tempo e que utiliza uma única categoria de...
tracking img