Estrutura e analise atps etapa 1 passo 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

Passo 1 e 2 - Resumo do capítulo 3 e 4 do PLT

Análise Vertical e Horizontal

Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analisevertical e horizontal são comparar valores de um certo período, com valores do período anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.
A análise vertical nos ajuda na avaliação daestrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE.
A análise horizontal nos forneceinformações que nos permite verificar a evolução dos elementos do BD e da DRE e um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valorobtido na data-base ou ano-base.
Às vezes uma conta pode ter um grande crescimento, mas sua representatividade no balanço é pequena, então o crescimento talvez não afete muito na empresa. Por isso,as duas análises devem ser utilizadas, porque as duas se completam.

Técnicas de Análise por Índices e Indicadores de Gestão

Os indicadores de gestão são os critérios de medida de qualidade,custo ou tempo e tem como objetivo sintetizar as informações relevantes para que a empresa possa tomar decisões de forma rápida e segura, valorizando cada detalhe.
Os índices representam a situaçãoatual da empresa, por isso não devem ser analisados isoladamente, mas sim em conjunto das demonstrações contábeis. Estes índices não são uma verdade suprema, são ferramentas que fornece parâmetros parapossibilitar a análise, avaliar e elaborar em diagnósticos detalhados dos números da empresa mostrando sua situação financeira.
Para melhor entender os índices, eles são divididos em duas grandescategorias:
 Situação financeira
Liquidez: Os índices de liquidez nos fornecem informações das condições financeiras da empresa a curto (liquidez seca), médio (liquidez corrente) e longo prazo...
tracking img