Estrutura social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4 ESTRUTURA SOCIAL



Quando seres humanos atuam orientados uns para os outros ao longo do tempo, desenvolvem padrões, e esses padrões adquirem importância cada vez maior para o que as pessoas fazem quando estão umas com as outras. Em vez de sempre termos de adivinhar o que as outras pessoas estão esperando, passamos a saber o que elas esperam e atuamos sem pensar muito a respeito denossas ações. Muitas vezes, o indivíduo aprende os padrões já estabelecidos antes de entrar em cena, e atua sem perceber que muita coisa foi determinada por atores fora de seu controle.




TODOS NÓS OCUPAMOS POSIÇÕES NA ESTRUTURA SOCIAL




Um dos padrões da organização social denomina-se estrutura social. Consiste no fato de que os indivíduos, em suas ações recíprocas, obedecem aum padrão no que concerne a sua posição na interação. Todo o mundo tem um "lugar" na interação, e as pessoas acabam por atuar umas em relação às outras conforme esse lugar. Isso ocorre em todos os níveis de organização - das díades às sociedades. Quando você encontra alguém, sabe o que esperar dessa pessoa pela posição que ela ocupa, e ela sabe o que esperar de você com base em sua osição. Se aposição é de amigos, o que se espera um do outro pode ser: "Ora, um amigo de verdade em vez de brigar com o outro deve ajudá-lo a encontrar a solução para seu problema". Em geral as expectativas variam: podemos esperar que nosso amigo tome a maioria das decisões, que nos proteja de pessoas interesseiras, que seja engraçado, que mantenha a calma nas adversidades. Como amigos, cada um de nós podeesperar que o outro seja leal, que compartilhe conosco crenças, interesses e problemas; porém, mesmo nesse aspecto nossas expectativas com relação às outras pessoas provavelmente diferirão das delas quanto a nós em razão do modo como o relacionamento se desenvolve. Se a díade for formada por um homem e uma mulher, só isso já pode afetar a estrutura que se desenvolve entre os dois.

Grupos,organizações formais, comunidades e sociedades podem nos designar posições, que determinarão modo de atuar das pessoas em relação a nós. Faremos o que é esperado de nós, e esperaremos que os outros também atuem corretamente em suas posições. Parte de nossa socialização, parte do aprendizado em qualquer organização social, consiste em aprender nosso lugar ou posição e a: posições relevantes de outraspessoas. Aprendemos a nos relaciona com nosso chefe, o filho do chefe, a secretária, a faxineira, os colegas de escritório, os clientes.

Com freqüência desejamos aprender sobre essas posições para saber o que fazer na presença dos outros e o que esperar das pessoas com quem interagimos, e também para sair o quanto podemos contornar as regras e fazer o que queremos. Por exemplo, professor ealuno aprendem sobre a posição um do outro na faculdade. No relacionamento, o professor pode esperar do aluno bom desempenho numa prova, certo grau de respeito, uma atitude interessada, questionadora (mas talvez até certo ponto apenas), honestidade nas avaliações, concordância em observar as regras estipuladas pelo professor (ou pela classe). Do professor, por sua vez, espera-se que ele prepareas aulas, dê provas e notas justas, e explique em um nível que os alunos compreendam. Começamos assim descrever a estrutura social que se desenvolve entre professor alunos. Poderíamos descrever também as semelhanças entre as estruturas sociais que são desenvolvidas em todas as salas de aula n universidades, e isolar em cada uma alguns aspectos únicos ocasionados pela interação entre os atores.Poderíamos descrever uma posição geral dos professores que os alunos aprenderam ao freqüentarem as aulas, bem como a posição específica de cada professor. Assim, embora muitas estruturas componham-se de posições sobre as quais o indivíduo aprende em outro lugar, cada estrutura é de algum modo única, porque cada uma se desenvolve por meio interação específica.

Portanto, uma estrutura social...
tracking img