Estruturas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTEGRAÇÃO E ESTRUTURAS SOCIAIS

A Sociologia busca, entre outros, compreender os grupos sociais que compõem a sociedade em diferentes esferas, sendo que asociedade é definida como um espaço, um mecanismo de dominação de classes. As classes sociais se distinguem e buscam impor uma certa visão de mundo social, elaborando umcaminho entre individualismo e estruturalismo, podendo influenciar e mudar a estrutura social, pois estamos sempre analisando comportamentos e experiênciasinterpessoais.
O modo de relacionamento entre indivíduos e grupos sociais num determinado contexto social é chamado de Integração Social, e é dinâmico e flexível, enquanto aEstrutura Social, que determina as características e comportamentos dos grupos sociais é mais rígida, tendo em vista que é a partir daí que se analisa o comportamentodo indivíduo na sociedade.
Sem uma estrutura social não existe sociedade, embora os grupos sociais vão se diferenciando conforme os valores, hábitos, crenças,cultura, e outros; e onde quanto mais os indivíduos estão contidos em grupos sociais semelhantes, mais seus hábitos se tornam semelhantes, sendo que uma boa organizaçãosocial depende da divisão social do trabalho, que garante que todas as funções necessárias ao funcionamento da sociedade sejam preenchidas, como no grupo de"parentesco", que é uma das característica de estrutura social, visto que toda a sociedade tem um modelo de estrutura familiar, a qual exerce uma grande função na estruturasocial.
O comportamento do individuo e a interação de uns com os outros faz com que haja uma estrutura social equilibrada, com isso uma sociedade organizada.
tracking img