Estrutura escravista(antiga e moderna)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que causa a sífilis?

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que entra no organismo pelo contato direto com a ferida. Esta ferida é chamada de cancro duro, não dói e quando pressionada libera um líquido transparente altamente infeccioso. Geralmente aparece no pênis no homem e na vulva na mulher.
O modo de transmissão da sífilis é geralmente o contato íntimo com o indivíduoinfectado, pois ela é transmissível através das secreções e fluidos do organismo. Outras formas de transmissão da sífilis são a mulher grávida para o bebê (transmissão vertical), seja através da placenta ou através do canal de parto, e partilhar agulhas para o consumo de drogas ilícitas.
Quando a bactéria entra no organismo ela penetra na corrente sanguínea e no sistema linfático, podendo levar aocomprometimento de vários órgãos internos, e se não for tratada corretamente pode afetar o sistema nervoso central causando danos irreversíveis como surdez e cegueira.
Seu tratamento é rápido e simples, bastam algumas doses de penicilina intramuscular, de acordo com o estágio clínico da doença.

Tratamento para sífilis.

O tratamento para sífilis vai depender do estágio em que a doença seencontra. Quando no primeiro, deve-se tomar 1 dose de penicilina benzatina intramuscular e no segundo estágio, deve-se tomar 2 doses de penicilina benzatina intramuscular.
Caso a sífilis esteja no seu grau mais grave, passado alguns meses, ou quando o tempo de contaminação é indeterminado, o tratamento deve ser feito com 3 doses de penicilina benzatina, com intervalo de 1 semana entre elas. Otratamento é considerado um sucesso quando os valores de VDRL caem após 6 meses ou 1 ano.
A sífilis encontra-se no estágio primário quando manifesta uma ferida na região genital, parecida com uma afta, que não dói e parece curar-se espontaneamente. Daí surge  o segundo estágio da sífilis, que é caracterizado pelo aparecimento de algumas manchas e feridas na palma das mãos e na sola dos pés, que tambémtende a esconder-se, dando a idéia de que desapareceu espontaneamente, sem tratamento.
O caso mais grave ocorre a seguir, quando a sífilis, passado alguns meses passa a atingir todos os sistemas do corpo, trazendo feridas nas mucosas, pele e órgãos internos, alterações no sistema nervoso central e pode causar até mesmo um aneurisma da aorta.
A sífilis é uma DST e seus primeiros sintomas aparecemapós 2 semanas da contaminação. Usar preservativo em todas as relações é a única maneira de proteger-se contra a doença.
 
Sífilis tem cura?
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa grave que quando é devidamente tratada tem cerca de 98% de cura, e esta cura toral pode ser alcançada em 1 ou 2 semanas de tratamento, mas há casos onde ela pode perdurar por 2 anos ou mais.
A maior causa deabandono do tratamento é achar que a doença já foi vencida por já não haver nenhum sintoma aparente.
Tratamento da sífilis
O tratamento para a sífilis é feito com o uso de injeções semanais de penicilina. A concentração de penicilina, a quantidade de doses e de dias em que devem ser tomadas vai variar conforme o estadiamento da doença no indivíduo.
Em geral, o tratamento para a sífilis ocorre daseguinte forma:
* Sífilis primária: 1 única injeção de penicilina benzatina;
* Sífilis secundária: 2 injeções de penicilina numa semana;
* Sífilis terciária: 3 injeções de penicilina numa semana;
* Neurosífilis: 6 injeções de penicilina por dia, durante 10 a 14 dias.
A sífilis é considerada curada quando os exames de VDRL e do líquor são considerados normais após 6  e 12 meses após oinício do tratamento. Considera-se os exames normais quando há uma diminuição de 4 titulações na quantidade de anticorpos circulantes no sangue, por exemplo:
* VDRL cai de 1/64 para 1/16;
* VDRL cai de 1/32 para 1/8;
* VDRL cai de 1/128 para 1/32.

Como se pega sífilis?

* Através do contato íntimo com o indivíduo infectado;
* De forma vertical: de mãe para filho através...
tracking img