Estrutura de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA AFO II ESTRUTURA DE CAPITAL

RESUMO

Vimos com o objetivo de analisar e explicar o funcionamento da ESTRUTURA DE CAPITAL. Expor de forma abrangente e simplificada o modo que a estrutura de capitais atua como instrumento para a tomada de decisão no exercício da gerência, a forma como vemsendo analisada, e como sua utilização repercute no meio comercial e empresarial, como um todo. Apontar as principais normas e procedimentos para sua implantação, e formalização no contexto financeiro. Visar e facilitar o processo decisório, desenvolvendo, monitorando e sustentando

formulações estratégicas, contribuindo á partir de então para a otimização do contexto organizacional.Palavras-chave: Capital, Estrutura e Mercado.

3

INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos os tipos de estruturas de capitais, onde cada uma apresenta sua funcionalidade dentro dos mercados e engloba os mercados. Apresentaremos também como pode-se ser utilizado cada uma das estruturas de capitais e seus mercados da melhor maneira para cada tipo de necessidade e de empresa.

4

ESTRUTURA DE CAPITAL
Aestrutura de capital de uma empresa refere-se á composição de suas fontes de financiamento em longo prazo, proveniente de capitais de terceiros (exigível), e de capitais próprios (patrimônio liquido). Uma empresa pode adotar a estrutura de capital que desejar, optando por maior endividamento ou maior participação de capital próprio, porém deve sempre referenciar sua avaliação pela risco-retorno. Adecisão da estrutura de capital altera o risco financeiro da empresa. A estrutura de capital é determinada pelo composto de endividamento em longo prazo que uma empresa utiliza para financiar suas operações. As decisões inadequadas de estrutura de capital podem resultar em um elevado custo de capital, o qual tornaria mais difícil encontrar investimentos aceitáveis. Boas decisões empresariais objetivam adiminuição do custo de capital da empresa, tornando mais fácil achar investimentos aceitáveis que aumentarão a riqueza dos proprietários. Portanto a estrutura de capital esta estreitamente relacionado com o custo de capital total da empresa. Os dois tipos básicos de capital são: capital de terceiros e capital próprio.

ESTRUTURA ÓTIMA DE CAPITAL
O conceito de estrutura ótima de capitalvincula-se, por seu lado, à proporção de recursos próprios e de terceiros a ser mantido por uma empresa que leva a maximização da riqueza de seus acionistas. É marcante a existência de divergentes opiniões na teoria de finanças sobre a existência ou não de uma estrutura de capital ótima, ou seja, de certa composição de fontes de financiamento que promove a redução de seu custo total, ao seu valor mínimo. Aidentificação dessa estrutura de custo mínimo promove a maximização do valor da empresa, beneficiando a riqueza de seus proprietários. A teoria convencional admite que, mediante uma combinação adequada de suas fontes de financiamento, uma empresa possa definir um valor mínimo para seu custo

5

total de capital. Em outras palavras, é possível uma empresa alcançar estrutura ótima de capital, naqual minimizaria a riqueza de seus acionistas. A estrutura de capital segundo o critério convencional CUSTOS Ke WACC (%)

K0

Ki

P/PL X (Risco Financeiro) ∆Ki < ∆Ke ∆Ki = ∆Ke ∆Ki > ∆Ke

ESTRUTURA ÓTIMA

Graficamente, o comportamento desta teoria é descrito na figura acima, onde: P =Recursos de terceiros permanentes (Patrimônio Onerosos) PL= Recursos próprios permanentes (Patrimônio Liquido)

6

Ke=Custo de capital próprio Ki = Custo de capital de terceiros Ko = Custo de capital próprio se a empresa fosse financiada somente por capital próprio WACC = Custo de capital total da empresa (custo médio ponderado de capital)

COMO DETERMINAR A ESTRUTURA DE CAPITAIS DA EMPRESA
Para a escolha do mix de financiamento (isto é, da percentagem de capitais próprios e de capitais alheios/empréstimos)...
tracking img