Estrutura atual do norte de minas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA ATUAL DO NORTE DE MINAS

A abertura para a criação de novos municípios foi enfatizado entre as reformas institucionais as Constituição de 1988. Como resultados, muitos distritostornaram independentes de forma misturada, sendo considerada como principal fator o numero de habitantes.

a) Municípios e População

O norte de Minas tem sido assinalada, nos anos noventa, pelacriação de novos municípios. Na primeira metade dessa mesma década, foram criados mais 45 municípios na região, passando de 44 para 89. Em resultado das desintegrações, a maior parte dos municípiosapresentou negativas taxas de crescimento demográfico.

A maior parte da população vivia na área rural, até meados dos anos oitenta. A partir dos anos oitenta, foi acelerado o sistema deurbanização. Apesar do processo de urbanização ainda em andamento, existe uma grande parte da população vivendo em áreas rurais.

b) Condições de vida

Com base no valor alcançado para o IDH, osmunicípios podem ser determinados em três níveis de desenvolvimento, sendo eles, o baixo índice de desenvolvimento humano, médio índice de desenvolvimento humano e o alto nível de desenvolvimento humano.O Norte de Minas apresentava baixo grau de desenvolvimento humano em 1970. Já em 1980 houve uma melhoria, passando para o médio grau de desenvolvimento. A melhoria das condições de vida, medidapelo IDH, foi percebida nos anos seguintes, embora em magnitude menor

A renda per capita é o indicador mais desfavorável. O Norte de Minas continua na situação de baixo desenvolvimento, quandoconsiderada isolada. Apesar de uma melhoria nos anos 70 para 80, houve decréscimos novamente. Logo, o desempenho favorável da condições na região, deve-se principalmente à educação e a saúde. Estes doissetores apresentam maior convergência para a média do Estado de Minas Gerais, do que o indicador de renda per capita.

c) As subestruturas produtivas

Foi possível com a presença ativa...
tracking img