Estrutiocultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTIOCULTURA
O avestruz (Struthio camelus) originou-se há 60 milhões de anos no Continente Africano, no período oceânico. Com o decorrer do tempo a evolução e seleção natural transformaram o avestruz em uma ave resistente a condições climáticas extremas, tolerante a enfermidades e parasitos. Foi domesticada pela primeira vez na Colônia do Cabo, atualmente África do Sul (DICAN, 2002), com oobjetivo exclusivo de produção de plumas para atender os mercados da Europa e Estados Unidos.
Podemos incluir o avestruz no grupo das ratitas, aves corredoras de grande porte (como a Ema, o Meu e o Casuar). O termo "ratitas" vem do latim, significando "jangada". O esterno dessas aves é plano, desprovido de carena, ao contrário das aves voadoras. A carena, nas aves voadoras, é sede de inserção dospotentes músculos peitorais. O avestruz, não é uma ave voadora, logo, não tem peitorais desenvolvidos como um pato ou uma galinha. Deste fato decorre uma importante peculiaridade produtiva do avestruz: a maior quantidade de carne produzida não estará no peito mas nas coxas, já que se trata de animal corredor.
O avestruz possui a seguinte classificação zoológica (SILVA, 2003). Filo: Chordata;Classe: Aves; Ordem: Struthioniformes; Subordem: Struthiones; Família: Struthionidae; Gênero: Struthio; Espécie: Struthio camelus.
A avestruz pode viver em ambientes sensivelmente diferentes, mas sempre em espaços abertos que permitam um campo visual. Estes animais adaptam-se bastante bem ao nosso clima, podendo os adultos permanecer ao livre durante o Inverno frio e chuvoso. Antigamente, estesanimais estavam mais concentrados em África, mas, hoje em dia podemos encontrá-las em diversos sítios do Mundo.
Os avestruzes possuem de 2,7 a 3,0m de altura, chegando a pesar de 90 a 180Kg. Iniciam sua vida reprodutiva com cerca de 3 anos de idade, mantendo plenamente seu vigor até os 40 anos, e podendo atingir até 70 anos de idade. Há, contudo, relatos de avestruzes criados em zoológicos no Brasilque iniciaram a postura com 18 meses, a fêmea bota em média 40 ovos por ano, chegando a 100 ovos por estação reprodutiva. Os filhotes nascem com peso aproximado de 0,8kg a 1,2kg, crescendo cerca de 30 cm por mês durante o seu primeiro semestre de vida chegando a pesar em média 60kg no final desse período (ACAB, 2008). Temperatura corpórea 38-39 Cº (é uma temperatura baixa para ave, a galinha porexemplo, tem um temperatura corpórea em torno de 40-41 Cº). Aparelho digestivo semelhante ao de ruminantes (sem papo, 2 estômagos, 2 cecos e intestinos longos, digestão bacteriana); Asas rudimentares, não voam. Animal corredor (atingindo até 60km/h) e possui pernas longas. Dimorfismo sexual marcado: nos adultos o macho é preto com as pontas das asas brancas e a fêmea é cinza, tal diferença só apartir de 1 ano e meio de idade. O pé tem dois dedos, dos quais apenas um apresenta unha. Esses animais são fornecedores de carne, pluma, couro e ovos, além de participarem de competições de corrida.
Segundo LUCHINI (1998), ABIDU, FIGUEIREDO et al. (2006), GODOY et al. (2005), comercialmente existem 3 subespécies de avestruz: Black Neck (pescoço preto), Red Neck (pescoço vermelho) e Blue Neck(pescoço azul). Classificação baseada na coloração da pele dos animais adultos, a coloração das plumas é a mesma para todas as subespécies (machos de coloração preta com as pontas das azas brancas e fêmeas de coloração cinza ou marrons).
O avestruz Black Neck, também conhecido como African Black, é resultado do cruzamento de três subespécies (australis, camelus e syriacus) (SILVA, 2003; GODOY et al.2005; HOFFMAN et al. 2007; BALOG, 2008), seguido de seleção empírica durante seu processo de domesticação, ocorrido predominantemente na África do Sul ao longo dos últimos 150 anos. Os animais que deram origem ao African Black ou Black Neck foram selecionados de acordo com certas características produtivas, que buscam maior fertilidade e precocidade sexual, ou seja, maior número de ovos...
tracking img