Circuito de beneficiamento mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





Circuitos de Beneficiamento Mineral



ENG 1311 – Recursos Naturais e Processos Minerais

Professor Maurício Torem



Grupo:
Ana Luiza Moreira – 0811461
Melissa Ferreira - 0813193
Priscila Vargas – 0811151







Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2010.

Resumo

No panorama atual, os resíduos sólidos gerados nas diversas etapasda construção civil tem sido motivo de especial atenção dos órgãos ambientais, tendo em vista que esta atividade é certamente a maior geradora de resíduos de toda a sociedade. O volume de entulho de construção e demolição gerado é até duas vezes maior que o volume de lixo sólido urbano e oscila entre 0,7 a 1 ton/habitante.ano. Estes resíduos não reciclados são depositados em aterros sanitáriosque ocupam espaços cada vez mais valorizados, especialmente aqueles próximos aos grandes centros urbanos e/ou são depositados clandestinamente em aterros irregulares, obstruindo córregos e rede de drenagens e gerando diversos problemas ambientais agregados, como agravamento de enchentes e favorecimento da proliferação de mosquitos e outros vetores.
Considerando estes aspectos, muitasindústrias vêm buscando racionalizar a exploração dos minerais industriais a fim de utilizá-los de forma otimizada na substituição de agregados naturais, e para isso analisam propostas de desenvolvimento de fluxogramas de beneficiamento mineral aplicados à matéria-prima de enfoque. [9]


Palavras-Chave: Matéria-Prima , Fluxograma de Beneficiamento Mineral












Sumário

1Introdução

2 Objetivo do trabalho

3 Discussão do tema

4 Considerações finais e Conclusões

5 Referências Bibliográficas

























Lista de figuras e tabelas

Figura 1: Fluxograma típico de beneficiamento mineral
Figura 2: Britador de mandíbulas
Figura 3: Britador de rolos
Figura 4: Britador cônico
Figura 5: Moinhos de rolos
Figura 6: Moinho de bolasFigura 7: Peneira rotativa
Figura 8: Peneira vibratória
Figura 9: Separação de finos e grossos
Figura 10: Classificador em espiral
Figura 11 e 12: Ciclones e Hidrociclone
Figura 13: Jigue
Figura 14: Mesa Vibratória
Figura 15: Fluxograma simplificado do beneficiamento de minério de Ferro – Carajás






















1. Introdução [1]

Os mineraisindustriais constituem os insumos básicos mais requisitados pela civilização moderna. São utilizados em diversas indústrias, como as de vidro, de cerâmica, de papel e na construção civil. A demanda global por matérias-primas minerais exige que a indústria extrativa invista em tecnologias para melhorar a qualidade de seus produtos.

A tecnologia mineral permite que o segmento dos minerais industriaiscresça substancialmente, por apresentar diversidade de aplicações e preços. Assim, as indústrias extrativas podem dar sua contribuição para a sustentabilidade do setor, porque, ao investir em tecnologias, permitirão uma melhor aplicação dos recursos não-renováveis.

Ao promover o beneficiamento mineral ela garante melhor qualidade do insumo no momento de sua extração. O beneficiamento dessesminerais, aqui no Brasil, é feito tanto por empresas de pequeno e médio porte, algumas vezes, com pouco planejamento e recursos tecnológicos insuficientes, como por empresas de grande porte e tecnologia avançada.

Desta forma, torna-se essencial a adoção de de metodologias adequadas visando racionalizar a exploração dos minerais e uma melhor caracterização tecnológica, de forma a se obteruma maior produtividade, adequando os processos industriais às necessidades atuais da sociedade, tanto do ponto de vista de qualidade, econômico e principalmente nas quetões ambientais ambientais.













2. Objetivo

Traçar um quadro suscinto, fornecendo o conhecimento das operações, processos e tecnologias utilizadas no beneficiamento mineral.

Tanto da...
tracking img