Estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse
Introdução
O estresse é uma reação do organismo que pode ser física ou mental, desencadeado quando passamos por alguma situação de extrema importância.
Pelo fato de ativar processos hormonais e nervosos, o estresse pode ser um agente positivo ou negativo, assim como emocional ou físico, podendo desencadear desde desestabilização emocional até patologias tais como depressão ou câncer.As necessidades do ser humano de se adaptar às constantes mudanças da vida moderna ou até mudanças em sua vida pessoal, família ou trabalho, acaba desencadeando o estresse e, de acordo com cada pessoa ou personalidade, esse fator pode ser um desgaste emocional ou apenas um mecanismo natural que o organismo usa para sua defesa.
Um dos assuntos mais abordados nos dias atuais pela sua grandeabrangência independente do fator idade, gênero ou condição financeira e pelas variedades patológicas que podem ser causadas é o estresse, levando em consideração o fator “personalidade”, que influencia significativamente na intensidade, gravidade ou maneira de encarar a patologia.
Para o tratamento do estresse, muitos profissionais de várias áreas estão envolvidos, como na medicina e na psicologia,e cada vez mais procuram se atualizar em estudos e matérias específicas na área, para melhor tratamento, atendimento e orientação do paciente.

Definição de Estresse
Estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e odesgaste físico e mental causado por esse processo. O estresse pode ser entendido como uma resposta do organismo a situações de exaustão, cansaço excessivo ou pressão exagerada, ansiedade, baixa imunidade, pouca disposição e falta de interesse para a atividade sexual são alguns dos sinais do estresse. Dor de cabeça constante, insônia e alterações de apetite (fome ou falta de apetite) também sãocomuns. O problema também está relacionado a doenças como o câncer, asma ou bronquite, isso porque o estresse provoca o aumento da pressão arterial.
O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e à exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir algum tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longointervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão ligados à ansiedade e depressão. Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendoconstante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O estresse agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras como a depressão na morte de um parente. O estresse, na verdade, é uma reação física e mental do organismo a um esforço extremo ou importante, não propriamente uma doença. Podendo ser benéfico em certas circunstâncias como fugas, lutas,situações de perigo, provas, entre outros. Mas passa a ser prejudicial à saúde quando o organismo é exposto a estímulos que causam estresse (estressores) continuamente.
Os sintomas que surgem comumente são: úlceras, náuseas, irritabilidade, ranger constante dos dentes, problemas de pele e unhas, queda de cabelo, insônia, atrasos na menstruação, problemas sexuais, entre outros.
O diagnóstico deuma pessoa que está sofrendo com o estresse pode ser feito por um profissional da saúde como médico ou psicólogo, através da observação do paciente e investigação do seu estado emocional.




Fisiologia do Estresse
O estresse pode ser de origem física ou psíquica. Quando uma pessoa vive de uma maneira onde recebe estímulos fortes e agressivos do medo, cada vez mais numerosos e intensos...
tracking img