Estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse no trabalho
Palestrante: Osmar Rosanese Filho

O estresse existe desde a antiguidade, nossos ancestrais o usava para caçar e fugir dos perigos. Ele é emitido quando estamos em situaçõesdesconfortáveis, como maneira de defesa do nosso organismo. Porém ele não é nada bom para nos pois libera um hormônio chamado cortisol que é fabricado pelo corpo para atender a situações de emergênciae ajudar nas respostas básicas aos problemas gerados. Ou seja, produzimos nosso próprio veneno.
O estresse é variável de cada um, as vezes o que me estressa pode não estressar meu amigo. E, ossintomas são variáveis de pessoa para pessoa. Exemplos: mau humor, baixa auto-estima,dor na coluna(60% das cirurgias de coluna são feitas por causa do estresse).
Primeiros sintomas: desânimo, mania deperseguição, baixa auto-estima, distração. O que pode gerar doenças, acidentes de trabalho, crise de ausência, se não for combatido.

Combatendo o estresse

1° Passo: Entender o que ele é. (gatilhosestressores: temos que identificar os nossos) O estresse é uma maneira de se defender dos nossos medos, ele deve ser controlado e combatido, mas para isso temos que saber o que nos estressa(ex:acumulo de trabalho, consumismo,etc).
Fatores do dia-a-dia que ajudam a aumentar o estresse: má-alimentação, noites mal dormidas, sedentarismo, excesso de compromissos. E ainda: pessimismo, medo,ansiedade.

Maneiras de evita-lo

Devemos assumir uma nova postura de vida buscando ser mais feliz preocupando-se consigo, estando melhor consigo, buscar uma vida pacifica, procurar ser mais solidário.Outros fatores que podem ajudar: Evitar fofocas, ter cuidado com mal-interpretações, evitar programas de TV que estressam, ETC.
Alimentação: Evitar alimentos gordurosos e não saudáveis.
Teptofano:substancia que proporciona a sensação de bem estar, auxilia no combate à depressão, pois é ele que desencadeia a produção de serotonina.
Alimentos que ajudam a produzi-la: iogurte e leite desnatado,...
tracking img