Estresse x qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL LATO SENSU



ESTRESSE X QUALIDADE DE VIDA







ALUNA: GIOVANNA VIEIRALVES E JULIANA OKA
SÉRIE: 3º ANO
TURMA: 322
TURNO: MATUTINO





MANAUS – 2011

ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2.DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4
3. CONCLUSÃO..................................................................................................9
4. BIBLIOGRAFIA..............................................................................................10


















INTRODUÇÃO

     O tema “Qualidade de Vida” é, nos dias de hoje, um importante conceito aplicado nas mais diversassituações e condições pessoais e populacionais. Estrutura-se por aspectos relativos à subjetividade da pessoa, como ela sente, vive, se relaciona com a sociedade e consigo própria. Também valoriza os aspectos das condições materiais e culturais de seu ambiente: a saúde, a educação, a moradia e o trabalho entre outras. Dentre os aspectos relativos à qualidade de vida, tem sido bastante valorizadaa importância da atividade física para a promoção da saúde e de condições adequadas ao desenvolvimento integral das habilidades e capacidades de crianças, jovens, adultos e idosos.      
     Vivemos numa sociedade extremamente capitalista em que o ritmo de vida tornou-se muito acelerado. Desde a inclusão da tecnologia nas indústrias, na Primeira Revolução Industrial, o homem foi se tornando cadavez mais obsoleto, tendo que competir com máquinas, as pessoas se tornam cada vez menos passiveis de erro, o que gera uma tensão. Além disso, um dos lemas do capitalismo é o consumismo, vários produtos estão sendo lançados, fazendo com que um objeto se torne ultrapassado rapidamente, por isso as pessoas trabalham, buscando satisfazer-se com coisas matérias, tendo que trabalhar mais e perdermenos tempo.
     Trabalhando nessas condições o homem esta sujeito à uma doença muito comum do século XXI: o estresse, que é interpretado, para o funcionamento normal do organismo, como “perigoso”. Ao interpretá-lo como tal, este se defende acionando seu potente mecanismo de defesa, que denominamos estresse. O que faz este processo todo se torna “doentio” é o fato deste mecanismo não poder serdesativado, justamente porque as situações “perigosas” continuam a existir.  Tornando-se crônico, o estresse faz com que ocorram os desequilíbrios tanto físicos quanto psicológicos acontecem.            
     O estresse é resultado das tensões do cotidiano, da falta de tempo e da necessidade de lidar com as exigências na vida pessoal e profissional. Ele afeta não só o bem estar emocional, mas tambéma saúde do coração. E aprender a controlá-lo pode ajudar-nos a aproveitar mais a vida, além de trazer benefícios para a saúde em longo prazo.
    




DESENVOLVIMENTO


     O estresse é um conjunto de reações desenvolvidas há milhões de anos, que tem como função preparar os animais para fugir ou lutar pela sobrevivência; fazendo com que os sentidos fiquem temporariamente mais aguçados,aumentando a força muscular e a resistência contra infecções. É um sinal de alerta que o organismo envia em forma de códigos ou mensagens, avisando que está na hora de parar e rever alguns conceitos. Quando o corpo e a mente estão em ritmo acelerado, em velocidade além da máxima permitida, o estresse, através do cérebro envia tais mensagens, dando ordem para parar ou desacelerar. O grande problema équando os estímulos que levam ao estresse são constantes e prolongados. 
     Usado atualmente na medicina, o estresse é o estado de tensão de um organismo vivo. Uma situação de estresse poderá ser vivenciada por qualquer indivíduo submetido a estímulo externo ou a alguma situação que provoque necessidade de mudança ou adaptação, mudança esta que acabe significando uma ameaça. Em termos...
tracking img